tag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post4327576435695517247..comments2023-09-14T12:14:05.329-07:00Comments on Tomos de Sabedoria: Por que não existem Talentos e Perícias no Dungeon Clawl Classics?Ranieri Mattoshttp://www.blogger.com/profile/05683100504584035516noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-31429922321683187172016-08-19T12:57:54.558-07:002016-08-19T12:57:54.558-07:00Valeu! Obrigado por ler e comentar. Abraço.Valeu! Obrigado por ler e comentar. Abraço.Ranieri Mattoshttps://www.blogger.com/profile/05683100504584035516noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-83394594261566776932016-08-19T12:56:50.699-07:002016-08-19T12:56:50.699-07:00disse tudo.disse tudo.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08409928288110342494noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-14020450480951323242016-07-04T10:54:12.248-07:002016-07-04T10:54:12.248-07:00Opa, que bom que ficou claro, pois eram muitos con...Opa, que bom que ficou claro, pois eram muitos conceitos e opiniões pessoais para debater. Abraço.Ranieri Mattoshttps://www.blogger.com/profile/05683100504584035516noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-47218335628739267052016-07-04T10:41:05.794-07:002016-07-04T10:41:05.794-07:00Post claro!Post claro!Wahrehttps://www.blogger.com/profile/12776988716970691169noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-14790969444374511492016-07-04T04:56:36.555-07:002016-07-04T04:56:36.555-07:00Valeu Arquimago. Continue acompanhando o blog. Abr...Valeu Arquimago. Continue acompanhando o blog. Abração pra ti!Ranieri Mattoshttps://www.blogger.com/profile/05683100504584035516noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-33146777292984926262016-07-03T20:39:31.485-07:002016-07-03T20:39:31.485-07:00Me chamou a atenção o sistema erra história aiMe chamou a atenção o sistema erra história aiArquimagohttps://www.blogger.com/profile/14562870952586356317noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-71147666316785509152016-07-03T14:14:14.244-07:002016-07-03T14:14:14.244-07:00Concordo com você: o D20 System tem um vasto poder...Concordo com você: o D20 System tem um vasto poder de customização, adorava juntar suplementos para tal, mas infelizmente, não tenho mais tempo pra estudar os talentos e controlar os pontos de perícia. Muito obrigado pela sua participação na discussão e comentar no post. Grande Abraço. Ranieri Mattoshttps://www.blogger.com/profile/05683100504584035516noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-52635031032399392872016-07-03T14:08:48.707-07:002016-07-03T14:08:48.707-07:00Exatamente. Eram coisas que me incomodavam também....Exatamente. Eram coisas que me incomodavam também. Obrigado por ler e comentar aqui no blog. Abraço.Ranieri Mattoshttps://www.blogger.com/profile/05683100504584035516noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-44965296171353876182016-07-03T14:04:56.951-07:002016-07-03T14:04:56.951-07:00Infelizmente ainda não joguei o DCC, mas me intere... Infelizmente ainda não joguei o DCC, mas me interessei por ele justamente por achar que ele tem um "plot" diferente do D&D, com pré-aventureiros que acabam nessa vida e enfrentam ameaças mais bizarras sobe um clima maior de medo do desconhecido.<br /><br /> Agora sobre o assunto de perícias/talentos, defendendo um pouco o d20system, eu discordo de alguns pontos:<br /><br />*Em todas mesas que joguei achei que é bem fácil e comun customizar sua classe, principalmente o guerreiro, com os talentos e perícias! Alguns gostam de empunhadura primata + foco em arma + especialização em arma e uma arma bem grande com bastante dano, alguns gostam da expertise tática do tresspassar + esquiva, alguns adoram 2 mãos e partem pra esse tipo de perícia! Outras classes como druidas podem se focar nas formas selvagens, nos companheiros animais, magos podem se especializar em escolas ou em maximizar suas magias com talentos metamágicos, etc.... Acredito que tenha sido uma exclusividade das mesas de D&D 3.x que você jogou a falta de customização, pois o que não falta no sistema é isso!<br /><br />*Sobre os pontos de perícia, pelo que você disse faltou só controle NORMAL do mestre! É normal os jogadores errarem anotações (proposital ou não) em qualquer sistema... existem diversas planilhas free na internet de apenas 1 folha onde você anota todas estatísticas básicas de até 4 jogadores de forma extremamente simples, nunca foi necessário engenharia reversa. E se você mesmo quiser anotar, dá pra anotar quantas fichas você quiser em 1 folha, quando os jogadores passam de nível obviamente você acompanha e anota também no seu resumo! Se quiser tenho um modelo que traduzido do inglês perfeito.<br /><br />*A parte narrativa "independe de sistema", nas minhas mesas deve existir o mínimo de interpretação para que ganhem qualquer talento/classe de prestígio e até perícias! Lógico que não existe "regra" no D20system que obrigue o jogador a isso, mas por exemplo as classes de prestígio são em sua maioria bem descritas com lore bem interessante de como adquirí-las! Um exemplo recente em uma mesa minha é um elfo/ranger que quer pegar a prestígio "Iniciado da Ordem do Arco", e no livro que existe essa classe diz que só um ordenado pode iniciar outro, que eles são geralmente andarilhos e que você precisa dar uma prova de capacidade com arco para que ele te inicie. Logo o jogador foi atrás de pistas de quem ou onde poderia achar um iniciado enquanto evoluiu suas habilidades com arco para conseguir impressionar o ordenado e finalmente se tornar um iniciado! Com talentos e perícias eu faço algo parecido, como mestre eu incluo um lore de como é possível adquirir a nova habilidade (ou evolui-la) e isso pode acontecer durante ou entre as aventuras que eles estão engajados.<br /><br /><br /> Assim como discordo de algumas coisas, concordo com outas. Concordo que talvez pela "sede" de faturar em cima da marca que se criou no D20system a Wizzard tenha lançados centenas de suplementos oficiais, espalhando muito as coisas, fazendo livros muito específicos e abrindo um leque um pouco desnecessário de opções.<br /><br /> Concordo ainda que não existem ferramentas na forma de "regras" que incentivem os jogadores a interpretar a aquisição de talentos/perícias deixando isso totalmente a cargo do mestre (não que seja difícil ou cansativo para o mestre, é até bem divertido na minha opinião).<br /> Gustavo Muradhttps://www.blogger.com/profile/16365193259763438347noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-64680901868239303802016-07-03T10:57:56.413-07:002016-07-03T10:57:56.413-07:00Isso foi a coisa que mais me chamou a atenção no D...Isso foi a coisa que mais me chamou a atenção no DCC. Você faz tudo no tempo de jogo, inclusive adquirir talentos, perícias e aumentos em atributos. Perícias que você conhece, você joga um D20 podendo ser um dado maior se você for realmente entendido ou especialista no assunto. Nunca gostei da ideia de modificadores fixos, tinha uma hora nos jogos que o ladino nem precisa mais jogar o dado pra desarmar armadilhas ou detectar elas.<br /> Edisonhttps://www.blogger.com/profile/04928841453417841186noreply@blogger.com