tag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post1414659204153832586..comments2023-09-14T12:14:05.329-07:00Comments on Tomos de Sabedoria: Loja de itens mágicos ou não?Ranieri Mattoshttp://www.blogger.com/profile/05683100504584035516noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-6979541875362584132017-03-22T10:41:02.415-07:002017-03-22T10:41:02.415-07:00Bem lembrado do Aurora em Forgotten. Além dele tem...Bem lembrado do Aurora em Forgotten. Além dele tem as lojas Chemcheaux descritas no Magic Encyclopedia 1, que possui uma lista extensa de itens mágicos com seus preços (bem caros diga-se de passagem. Apesar disso, acredito que no mundo de Forgotten as lojas são algo bem restrito e com preços bem caros.<br />Esse livro reproduz a ideia dos itens mágicos na 2 ed, ou seja, algo bem caro e raro. Uma visão que eu acho que seja a melhor.<br />Diogohttps://www.blogger.com/profile/09627368613522216255noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-74595391378027769202017-03-20T06:35:59.656-07:002017-03-20T06:35:59.656-07:00Pode deixar, já está na lista das resenhas nostálg...Pode deixar, já está na lista das resenhas nostálgicas. Além disso, pretendo iniciar esse ano, uma campanha de Dungeon Crawl Classics utilizando TITAN mais o OUT OF ABYSS. Abraço.Ranieri Mattoshttps://www.blogger.com/profile/05683100504584035516noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-51912257193713628252017-03-20T06:29:44.012-07:002017-03-20T06:29:44.012-07:00Pô, vou cobrar esse post ai. Titan é um cenário ex...Pô, vou cobrar esse post ai. Titan é um cenário excelente e sem falar que os livros-jogo como um todo são muito bons. Comecei no RPG por meio de um livro-jogo... Fantasmas do medo da editora Marques Saraiva, na época que os livros-jogos fizeram muito sucesso por aqui. Edisonhttps://www.blogger.com/profile/04928841453417841186noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-75077326382002790062017-03-20T05:10:52.148-07:002017-03-20T05:10:52.148-07:00Perfeitamente ilustrado Edison. Concordo plenament...Perfeitamente ilustrado Edison. Concordo plenamente. Antigamente essa questão era debatida de maneira mais leve, hoje em dia (como pontuou), com o advento de MUITOS jogadores de RPGs eletrônicos, abordar a questão de vendas de itens mágicos, sempre gera polêmica. Pra finalizar, é bem o que mencionou: depende do tipo de jogo que o grupo deseja.<br /><br />OBS: gostei que mencionou TITAN. Em breve teremos post sobre esse cenário de campanha aqui. <br /><br />Abraço!Ranieri Mattoshttps://www.blogger.com/profile/05683100504584035516noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-63723435613069651482017-03-20T04:22:01.960-07:002017-03-20T04:22:01.960-07:00Eu não gosto da ideia de que os jogadores tem que ...Eu não gosto da ideia de que os jogadores tem que ter dezenas de itens mágicos, mas que infelizmente foi amplamente difundida pela 3ª edição de D&D. Muitos dos meus jogadores adoravam a ideia e já tive discussões sobre a disponibilidade e a quantidade desses itens, inclusive com jogadores achando que espadas mágicas +1 deveriam ser feitas praticamente em "linha de produção". <br /><br /> A questão é que essa visão acabou chegando ao RPG vinda dos video games e fica difícil você explicar que a maioria dos itens numa loja dessas seriam consumíveis (poções, varinhas e pergaminhos) com a quantidade de dinheiro que o próprio livro do mestre diz que um jogador de níveis altos teria. Eu gosto de abordar itens mágicos como coisas consumíveis, uma corda que se desenrola sozinha e se amarra no alto permitindo que os personagens subam e depois se torna um item mundano, uma poção e coisas do tipo. Armas, armaduras e outros seriam coisas fantásticas e sem igual criada através de feitiços poderosos e com um alto preço a ser pago (e claro fazendo muito mais q dar um bônus de +1 ou até +5).<br /><br /> Claro que depende também, de que sistema estou mestrando. Jogos mais OSR como DCC e AFF eu eu limito muito, mesmo os itens mágicos "comuns" que seriam encontrados em masmorras antigas ou sendo vendidos em locais específicos como a torre do mago Yastromo em Titan. Também já liberei os itens mágicos mas no contesto da aventura como no caso campanha que eu mestrei onde uma masmorra infinita era uma "mina" de itens mágicos de todos os tipos inclusive gerando uma cidade "mágica" ao seu redor e uma louca economia onde uma aventureiro poderia ficar mais rico que um rei ao vender seus tesouros e logo em seguida muito mais pobre que um camponês. Acho que tudo, no final, depende de que tipo de jogo você e os jogadores querem jogar.<br /> Edisonhttps://www.blogger.com/profile/04928841453417841186noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-40030802473601511502017-03-19T07:51:01.706-07:002017-03-19T07:51:01.706-07:00Muito bem colocado. Já vi chamarem de efeito "...Muito bem colocado. Já vi chamarem de efeito "árvore de natal", com os heróis repletos de itens mágicos pendurados. Acredito que minha dosagem seja bem próxima à mencionada por você. No final, apenas cidades grandes e outras que justificam a existência dessa economia. Grande abraço. Obrigado por ler e comentar. Ranieri Mattoshttps://www.blogger.com/profile/05683100504584035516noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6639342414895806507.post-58580742309375728842017-03-19T07:42:51.998-07:002017-03-19T07:42:51.998-07:00Eu particularmente não gosto dessa noção de itens ...Eu particularmente não gosto dessa noção de itens mágicos a venda em barraquinhas. Assim, um grupo de orcs que invadisse uma cidade, ou teria várias armas pra atacar outras cidade, ou seria rechaçado por todos que pudessem usar uma arma mágica.<br /><br />Entretanto, Vectora em Tormenta ou o catálogo de Aurora em Forgotten Realms são lugares possíveis de comprar itens mágicos pela história do cenário que não vejo porque impedir, mas só limitar o acesso a que tipos de itens são vendidos.<br /><br />Nas minhas mesas mais recentes, os itens mágicos eram tão poucos que era difícil ver os jogadores tentando se separar deles. Mesmo que tentassem, não conseguiriam quem pagasse o valor do item, teriam que quebrar o mercado vendendo muito abaixo do preço.Bruno Baèrehttps://www.blogger.com/profile/06947913885273476719noreply@blogger.com