terça-feira, 20 de junho de 2017

Honra entre ladrões para DCC!



Gray Mouser para alguns, Slinker para outros.
Abaixo, apresento uma regra caseira específica para as classes de Ladrões (e possivelmente Halflings) no Dungeon Crawl Classics. A saber, o Ladrão tem uma relação bem especial com o atributo Sorte. Ou seja, a cada ponto queimado, ele adiciona seu Dado de Sorte, que aumenta com o passar dos níveis. Acontece, que ele recupera em uma taxa mais acelerada que os outros. Por noite, ele recupera pontos de sorte igual ao seu nível. Na minha regra caseira, a recuperação está atrelada diretamente ao vínculo do Ladrão com a Guilda. Exclua a regra de recuperação de Sorte normal. Com essa regra alternativa, o personagem recupera por lei respeitada da Guilda de Ladrões da cidade onde está atuando. 
É indicado premiar ao final da sessão.



Lei da Guilda
Pts. de Sorte
Se a lei for quebrada
Um ladrão nunca delata seus camaradas. Mesmo se for capturado pelas autoridades ou seu plano descoberto.


+3
Algum mercenário da Guilda é enviado para “ter uma conversa” com o personagem.
Um ladrão afiliado nunca esconde “quanto fez” em seu último trabalho. O resultado de suas missões são passados para a Guilda.


+2
O ladrão passará a ser visto como não-confiável pelos outros membros da guilda.
Um grupo de ladrões deve dividir sua parte no trabalho igualmente. De preferência, os valores devem ser definidos previamente.

+2
No próximo trabalho solicitado pela guilda, o ladrão ficará sem sua parte.
Um ladrão honrado arcará com despesas referentes a subornos, fianças e qualquer outro custo para tirar um camarada da cadeia.


+3
Se o personagem se meter em alguma enrascada, estará por sua própria conta. Além disso, pode ganhar um inimigo.
Se o ladrão possuir informações valiosas sobre um determinado trabalho, deve compartilhar. (possíveis perigos, armadilhas, mapas, etc)



+2
Se descoberto posteriormente, o ladrão passará a ser visto como não-confiável pelos outros membros da guilda.
Ladrões profissionais se ajudam mutuamente, independente das diferenças entre si e até mesmo afiliações.

+4
O personagem certamente ganhará um inimigo. No caso, o camarada ao qual recusou ajuda.

Obviamente, tal regra funcionará melhor em um cenário parecido com Lankhmar, onde a Guilda de Ladrões é muito ativa. E lembre-se de avisar previamente ao seu jogador que está trocando as regras de taxa de recuperação de Sorte. Já usei essa regra caseira em minha campanha e o resultado foi bem satisfatório: deixou a Guilda mais presente tanto no background da aventura, quanto mecanicamente.

Abraço a todos e bons jogos.  

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