quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Dungeon Crawl Classics versão nacional



Capa nacional e original lado a lado.

Finalmente estamos recebendo a versão da New Order de um dos RPGs mais inovadores dos últimos anos. Um jogo capaz de renovar sua vontade de jogar D&D. Um RPG que traz novidades com um gostinho de nostalgia para sua mesa de jogo. E claro, nada mais natural, que comparar a versão brasileira com sua versão original e detectar diferenças e pasmem: melhorias! A saber, estou usando a primeira impressão americana do DCC como comparativo:

1 – Capa

No financiamento, escolhi a capa clássica. Pessoalmente acho a mais bonita, inspiradora e evocativa. A nossa capa está com cores mais vibrantes. A arte de Doug Kovacs sofreu um leve “zoom”, mas nada comprometedor. Na capa, na lateral e na parte traseira, temos a inclusão da logo da Editora New Order.

2 – Tradução

Realizada por Diogo Nogueira (que propaga o jogo desde sempre!) e com ajuda dos financiadores como cata-pulgas de pequenos erros de digitação, o livro está próximo do impecável. Não li tudo, mas não detectei nada gritante até agora: tudo fiel às convenções estabelecidas pelos fãs do DCC.

3 – Layout e qualidade do papel

Idêntico ao original. A Goodman Games é draconiana com a identidade e unidade dos seus produtos. Quanto ao papel, segue a mesma gramatura (ou uma bem próxima), ou seja, um papel bem grosso, ótimo para manusear e folhear. Além do mais, a costura está idêntica: forte e sem aquele medo do livro se desfazer conforme passa de mão em mão.


4 – Marcadores de tecido

Nossa versão possui 2 fitas de tecido presas a costura. Isso é tão útil que deveria ser obrigatório em livros de RPG de 400 páginas. Um agrado muito bem-vindo por parte da Editora New Order. 


5 – Arte interna

A versão nacional possui as mesmas artes internas do original. A única perda foi a arte de contra-capa inicial e final que possui uma arte maravilhosa e colorida. Infelizmente essas ficaram de fora, mas em compensação, temos duas artes exclusivas do incrível Bruno Prosaiko: a arte de Rol de Heróis dos nossos financiadores e a arte da linda ficha de personagem presente na última página do livro. No mais, todas as artes PB estão lá.

Incrível ficha feita por Bruno Prosaiko!

Eu ali!
Por fim, o livro é mais uma obra-prima trazida até nós com a dedicação conhecida da New Order, em conjunto com os financiadores que acompanharam cada etapa do processo (graças à transparência da editora), o livro é lindo como o original. Chama atenção nos eventos por seu um único volume de (aproximadamente) 400 paginas e ricamente ilustrado. Estou até com vontade de comprar mais uma cópia para a coleção! 

Adendo oportuno: não dá pra deixar de pensar, que vivi pra ver o underground Dungeon Crawl Classics em português e com um incrível tratamento por parte da New Order e não a 5a edição do RPG mais famoso do mundo até agora... fica a reflexão.

Abraço a todos e não deixem de comprar o Dungeon Crawl Classics em 2018, quando o livro estará disponível na loja online da New Order.