quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Dungeon Crawl Classics versão nacional



Capa nacional e original lado a lado.

Finalmente estamos recebendo a versão da New Order de um dos RPGs mais inovadores dos últimos anos. Um jogo capaz de renovar sua vontade de jogar D&D. Um RPG que traz novidades com um gostinho de nostalgia para sua mesa de jogo. E claro, nada mais natural, que comparar a versão brasileira com sua versão original e detectar diferenças e pasmem: melhorias! A saber, estou usando a primeira impressão americana do DCC como comparativo:

1 – Capa

No financiamento, escolhi a capa clássica. Pessoalmente acho a mais bonita, inspiradora e evocativa. A nossa capa está com cores mais vibrantes. A arte de Doug Kovacs sofreu um leve “zoom”, mas nada comprometedor. Na capa, na lateral e na parte traseira, temos a inclusão da logo da Editora New Order.

2 – Tradução

Realizada por Diogo Nogueira (que propaga o jogo desde sempre!) e com ajuda dos financiadores como cata-pulgas de pequenos erros de digitação, o livro está próximo do impecável. Não li tudo, mas não detectei nada gritante até agora: tudo fiel às convenções estabelecidas pelos fãs do DCC.

3 – Layout e qualidade do papel

Idêntico ao original. A Goodman Games é draconiana com a identidade e unidade dos seus produtos. Quanto ao papel, segue a mesma gramatura (ou uma bem próxima), ou seja, um papel bem grosso, ótimo para manusear e folhear. Além do mais, a costura está idêntica: forte e sem aquele medo do livro se desfazer conforme passa de mão em mão.


4 – Marcadores de tecido

Nossa versão possui 2 fitas de tecido presas a costura. Isso é tão útil que deveria ser obrigatório em livros de RPG de 400 páginas. Um agrado muito bem-vindo por parte da Editora New Order. 


5 – Arte interna

A versão nacional possui as mesmas artes internas do original. A única perda foi a arte de contra-capa inicial e final que possui uma arte maravilhosa e colorida. Infelizmente essas ficaram de fora, mas em compensação, temos duas artes exclusivas do incrível Bruno Prosaiko: a arte de Rol de Heróis dos nossos financiadores e a arte da linda ficha de personagem presente na última página do livro. No mais, todas as artes PB estão lá.

Incrível ficha feita por Bruno Prosaiko!

Eu ali!
Por fim, o livro é mais uma obra-prima trazida até nós com a dedicação conhecida da New Order, em conjunto com os financiadores que acompanharam cada etapa do processo (graças à transparência da editora), o livro é lindo como o original. Chama atenção nos eventos por seu um único volume de (aproximadamente) 400 paginas e ricamente ilustrado. Estou até com vontade de comprar mais uma cópia para a coleção! 

Adendo oportuno: não dá pra deixar de pensar, que vivi pra ver o underground Dungeon Crawl Classics em português e com um incrível tratamento por parte da New Order e não a 5a edição do RPG mais famoso do mundo até agora... fica a reflexão.

Abraço a todos e não deixem de comprar o Dungeon Crawl Classics em 2018, quando o livro estará disponível na loja online da New Order.

5 comentários:

  1. Meus pontos de vista:
    2- Tradução: Os financiadores pagaram por um livro traduzido e revisado e recebem um livro traduzido sem ser revisado. New Order economiza na revisão, mas não repassa a economia para os financiadores. Logo a comunidade fez um serviço de graça para uma empresa.

    4 - Marcadores de tecido: Já que economizou muito na revisão, poderia ter adicionado mais marcadores incluindo de papeis, são itens com preço quase zero e que agrega valor ao produto financiado. Mas novamente economizou dando apenas dois e vão dizer provavelmente muitos, melhor que zero.

    5 - Arte Interna: Economizaram de novo removendo a arte colorida que seria muito bom, assim barateando por que preto e branco é muito mais barato. Não sou grande fã da arte do Rol de Heróis mas a ficha ficou sim realmente bonita. Mas ainda não é desculpa para tirar a arte colorida.

    Agora mais algo o livro sozinho custa 120 reais com as metas em pdf que não valem la grandes coisas se for ver ou 100 reais apenas o livro extra (para quem pegou o resto). Os dados estranhos custam 110 reais e provavelmente são feitos na china, onde você consegue um conjunto quase igual por menos de 30 reais. Infelizmente o super lucro nestes livros é complicado, é compreensível a falsa sazonalidade, mas no caso da New Order ela tem um bocado de produto com preço nas alturas, atrasos e mais atrasos e uma super margem de lucro.

    Não basta ser mercenário no RPG tem de ser na vida real, e impressão de livro no Brasil não é tão cara assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seus pontos de vista, mas não sei se concordo em alguns pontos referentes a preço. Simplesmente não tenho ideia de custos de impressão, mas sendo Brasil, são exorbitantes. Concordo com sua crítica sobre a revisão, entretanto. Poderia ter sido feita com mais precisão sim, mas até agora, achei meros detalhes, nada gritante. Quanto aos marcadores, é questão pessoal, pois eu prefiro os de tecido, costurados à espinha do livro. Por fim, tenho muitos elogios a New Order, que fez em poucos anos o que muita empresa grande e com nome no mercado, só prometia. Trouxe títulos que ninguém mais cogitou e estavam com as marcas abandonadas no Brasil. Ter o DCC em português é um sonho por si só. Numenera, Legend of Five Rings e em breve, a volta de Shadowrun e Ars Magika. Claro que nem tudo é perfeito, mas acredito que estão no caminho certo para a excelência ao qual almejamos. Agradeço que tenho exposto sua opinião aqui. Grande abraço!

      Excluir
    2. Pois é, a New Order criou uma legião de fãs, o problema que o povo quando se torna fã para de ver a parte comercial. O que falo é realidade, ninguém exatamente quer tomar prejuízo, mas acredite quando digo, que livro não é caro no Brasil, as editoras que os tornam mais inacessíveis. É a historia que falei de ser fã, o fã vai comprar e trabalhar de graça, não estou me tirando desta, pois comprei e pretendo comprar mais livros, mas enquanto a comunidade não reclamar eles não vão diminuir o preço. Compare as promoções que você vê em RPGs vendidos na Amazon e os vendidos por editoras que controlam o preço não vendendo fora. New Order nunca deu um desconto bom e muitas outras que controlam seus produtos com mãos de ferro o mesmo fazem.

      Excluir
  2. Já tem previsão de lançamento do livro para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carlos. A Editora New Order vai passar a vender em 2018. Por enquanto, só está recebendo quem participou do financiamento coletivo do jogo. Abraço.

      Excluir