sábado, 29 de outubro de 2016

Nostalgia: Ravenloft Domínios do medo



O preço desse livro hoje em dia, exige um teste de Medo!
         
O livro tem uma diagramação caprichada.
Aproveitando o mês do terror, me sento para relembrar meus primeiros contatos com o cenário gótico do Ad&d que nasceu de uma aventura chamada Castle Ravenloft, grande fenômeno na era de ouro da TSR. Lembro que já conhecia o cenário de nome e sabia de sua proposta aterradora que explorava nuances pouco visadas em outros cenários. Se os outros mundos de Dungeons & Dragons abordavam a literatura clássica de fantasia, esse visaria a literatura clássica de terror e horror.

     O primeiro produto da linha ao qual coloquei a mão, na verdade, não foi um livro, e sim, o jogo para MS-DOS Strahd´s Possession, ao qual demandava um kit multimídia para jogar! O jogo fez sucesso na época e joguei muito com meus amigos. Até hoje posso recomendar esse jogo: criação de personagem completa (na forma de uma consulta com uma vistani), muito equipamento, NPCs que entram no seu grupo, diálogos interessantes que fomentam a trama, e o melhor: o domínio da Barovia para ser explorado e investigado por você.


     A maioria só reclama da Devir, mas ela pegou a linha do Ad&d que estava abandonada pela Abril e escutou as reclamações dos fãs do RPG: de que Ad&d (tirando Forgotten Realms e Mystara que a Abril havia lançado alguns anos atrás) não tinha nenhum dos cenários diferenciados traduzidos. A galera, mesmo naquela época, já queria experimentar as desconstruções do gênero fantástico. Assim, em 1999, a Devir lança (junto com uma reimpressão com erratas do Livro do Jogador), Ravenloft, Domínios do Medo, um livro completo que fazia um apanhado das caixas e do lore até então estabelecido no cenário.
Cada domínio é um pequeno inferno!

     Domínios do Medo é um livro enorme e completo de fato: é impossível folheá-lo e não ficar inspirado para criar histórias com a devida proposta. Um belo e raro equilíbrio entre fluff e crunch, o livro trazia descrição rica das terras assombradas, dos lordes sombrios, das sociedades secretas, dicas de como estabelecer uma genuína atmosfera gótica e ainda quatro novas classes de personagem (o vingador, o anacoreta, o cigano e o arcanista), uma nova raça (o meio-vistani), novas magias, as regras para resistir ao Medo, Horror e Loucura, e por fim, a cereja do bolo: regras para os Testes de Poder, que eram realizados quando o jogador extrapolava a sua própria humanidade realizando atos tão cruéis que chamavam a atenção dos Lordes Sombrios e até do próprio semi-plano, o que garantia deformações e habilidades especiais aos personagens!
     Assim que coloquei a mão nessa belezinha, transportei meus jogadores pelas Brumas para o semi-plano do terror e como meu cronograma permitia na época (traduzindo: não fazia porra nenhuma da vida!), passei o horário do jogo para à noite. Nunca me esquecerei das conspirações com Lorde Soth e Strahd, ajudando as caravanas vistani em troca de favores para passar de um domínio para o outro, de navegar pelo Mar das Lágrimas e encontrar capitães amaldiçoados e ilhas assombradas e no final, morrer facilmente para Vecna!
     Hoje o livro é raríssimo e poucos de desfazem dele. Na verdade, se não fosse pela ausência das listas de magias, daria pra jogar Ad&d só com esse livro! Ele tem as tabelas de resistência, de combate, as classes, as raças, tudo personalizado para Ravenloft. O livro possui tanta informação e ferramentas que é possível usá-lo para jogar com o Dungeon Crawl Classics, Dungeon World, D&D 5ª edição, como diziam nos anos 90: "sua imaginação é o limite".

Bons jogos para todos e boas recordações!

15 comentários:

  1. foi o primeiro livro que comprei de RPG, já tinha jogado e queria algo pra mim, mas não fazia ideia do que era um livro de cenário de campanha pros livros básicos, comprei e fiquei meses com ele sem saber como usar, inventando meios. Tenho até hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o primeiro? Pode ter sido confuso mesmo, pois era a desconstrução de muita coisa. Até menciono no post que dá pra jogar Ad&d com ele, mas exige bastante experiência por parte do mestre. Que bom que tem até hoje: é um material raro e bem escrito. Obrigado por ler e comentar aqui. Abraço.

      Excluir
    2. Olá Pedro, tem interesse em vende-lo?

      Excluir
  2. Gostei muito do post. Mas o que acha do Ravenloft para o D&D 3.0? Devido a raridade de adquirir o Ravenloft apresentado nessa matéria eu tive que me contentar com a versão feita para o D&D 3.0, pois é mais recente e muito mais fácil de se adquirir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que gostou! Eu tenho e já usei bastante o Ravenloft + Nativos das Trevas para 3.0/3.5. Eu gosto daqueles livro de fato, mas tenho problemas com a estruturação em formato de série que optaram: um livro com o básico, outro com as criaturas, outro com os lordes sombrios. Acaba que cada livro passa uma experiência válida, porém, incompleta. Mas foi sim, uma grata surpresa o Ravenloft ter recebido seu tratamento para D20 na época que a licença aberta dominava. Abraço e obrigado por ler e participar.

      Excluir
  3. Po muito bom esse artigo, o difícil é encontrar esse livro... Estou aguardando um artigo sobre Undermountain.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu Edison. Undermoutain será o próximo nostalgia! Pode deixar. Obrigado por acompanhar o blog e comentar sempre que possível. Abraço!

      Excluir
  4. Lembro de jogar Strahd's Possession contigo, único contato que tive com Ravenloft até hoje.
    Mas sempre me pareceu um cenário interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer, ele era muito bem feito pra época. A gente virava a noite jogando e explorando o cenário e juntando coragem pra entrar no castelo do Strahd! hahaha... Tempo bom! Abraço!

      Excluir
  5. O meu primeiro contato já foi por Stone Prophet, que se passava no domínio de Harakir. Um amigo comprou num feira por 10 reais e me deu, foi muito inusitado. Dava pra importar os personagens de Curse of Strahd. Como meu Livro do Jogador veio com defeito, usava o manual de Stone Prophet e do Baldur's Gate para as magias de primeiro e segundo nível de mago.

    Ravenloft foi um cenário que sempre quis mestrar, tinha uma aventura com várias ramificações tentando prever o que os jogadores fariam, mas as vezes que tentamos jogar não passaram da primeira sessão, com algum personagem se corrompendo (pela única trilha que o Domínios do Medo disponibilizava, a do lobo).

    Uma pena que esse livro não fez uso das cartas de Tarokka para expandir as formas de se gerar aventuras.

    Havia alguns erros na versão nacional: a imagem do Adam era repetida em outro dark lord e as molduras das imagens acabaram ficando rosadas pela impressão.

    Ravenloft para mim acabou sendo um cenário que dá saudade das aventuras não jogadas.

    ResponderExcluir
  6. Nunca joguei o Stone Prophet, mas já vi gameplays dele. Não sabia que dava pra importar os personagens! Bem inovador pra época. E sim, sempre quis usar as cartas de Tarokka, mas nunca consegui. Talvez eu compre essa nova releitura de Ravenloft + deck pra testar na 5a edição. Verdade, lembrei que havia a repetição de uma das artes e as molduras rosadas eram toscas mesmo...kkkk.

    Abraço e obrigado por ler e comentar.

    ResponderExcluir
  7. Nessa semana comprei meu livro básico. Já possuo os dois que saíram para o D&D 3.0, mas queria muito a edição AD&D da Devir. Está em ótimo estado parece novo, nem deve ter sido usado. e paguei R$150,00 no Mercado Livre mais R$30,00 de frete. Valeu a pena!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Sandro! Esse livro é incrível, com certeza vale o preço que pagou. Ainda mais novinho como mencionou. Agora é assistir uns filmes da Hammer, se inspirar e montar uma campanha para o seu grupo! Grande abraço!

      Excluir
  8. Comprei esse livro na OLX faz uns 3 anos, e este ano acrescentei à coleção o Livro do Jogador e o Livro do Mestre, ambos de AD&D! O Domínios do Medo é muito completo, e concordo com voc~e de que para ficar perfeito, poderia ter a lista de magias arcanas e divinas.

    ResponderExcluir