quarta-feira, 29 de março de 2017

Papo de Monstro - Displacer Beast

Olá! Bem vindos a uma nova edição do Papo de Monstro.

Vamos manter a pegada da coluna anterior e falar de mais uma criatura de D&D. Outro monstro que teve sua origem em Greyhawk e segue até hoje sendo parte de nosso hobby.

Um grande vulto pula de trás das pedras e aterrissa com agilidade à sua frente. Vocês conseguem ver o que aparenta ser uma grande pantera de pelo preto e seis patas. Além disso, dois tentáculos saem de suas costas. A fera ruge e vocês percebem algo estranho com o som, mas não sabem dizer exatamente o quê.

Como dito anteriormente, a Pantera Deslocadora (Displacer Beast, no original) foi uma criação de Gary Gygax para Greyhawk, o primeiro suplemento de Dungeons & Dragons. Mas, diferente do Beholder, ele não foi criado do zero por Gygax. Como o próprio autor explica, ele pegou a ideia de um monstro chamado Coeurl.

“Se me lembro bem, copiei a Pantera Deslocadora do livro ‘Voyage of the Space Beagle’. Era um dos monstros de lá – eles sugavam algo dos humanos com seus tentáculos.” (Traduzido de - https://web.archive.org/web/20070308031559/http://ridureyu.tripod.com/ggygax.html)

A Pantera Deslocadora original

Ilustração do Coeurl em sua aparição original

Apesar de visualmente semelhantes, as habilidades dessas criaturas são muito diferentes. Enquanto o Coeurl usa ondas de rádio para se comunicar; a principal característica da Pantera Deslocadora é seu poder de “deslocamento”, ele faz com que o animal pareça estar a cerca de um metro de onde realmente está. Isso faz com que ela seja muito difícil de ser acertada em combate.

Assim como o Beholder, a Pantera Deslocadora se tornou um dos ícones do D&D, aparecendo inclusive nos dois jogos de D&D nos fliperamas: Tower of Doom e Shadow Over Mystara. Também nos videogames, a Pantera Deslocadora empresta seu nome para uma magia de druida em World of Warcraft.



Mas não é só nos videogames que a influência da Pantera Deslocadora se faz presente: Hora de Aventura, um dos melhores desenhos animados da atualidade, também fez sua homenagem com o Gato Demônio, do episódio "Dungeon".

Gato Demônio de Hora de Aventura

Por hoje é só, amigos. Contem nos comentários sobre seus encontros com essa criatura e digam o que acham dela. Até a próxima!

PS: Um último comentário sobre o Coeurl. Sua influência na cultura pop não se limita a Pantera Deslocadora. Ele receberá sua própria coluna no futuro. ;D

7 comentários:

  1. Como sempre, muito bom! e não conhecia essa imagem, achei bem legal!
    Um pouquinho de complemento:
    http://modulosrpg.blogspot.com.br/2013/10/a-origem-da-pantera-deslocadora-e-do.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rafael, que bom que está curtindo a série de posts do Miguel. A próxima postagem, sei que ele até fez referências ao seu blog. Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pelo comentário e pelo texto sugerido, Rafael. Lerei assim que possível

      Excluir
  2. Muito bom essa postagem, sempre trazendo informações legais e desconhecidas, pelo menos pra mim ahaaha. Uma sugestão é que deixem o pessoal sugerir monstros do D&D e outras fontes aqui nos comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, vou falar com o Miguel. Talvez uma enquete no blog seria interessante pra isso. Abraço!

      Excluir
    2. Edison, eu tô sempre de olho nos comentários. Toda sugestão e muito bem vinda. Pode mandar.

      Excluir