Já vi na minha mesa, jogadores queimando a cabeça sobre a motivação
de seu personagem. Por que o mago se arrisca adentrando catacumbas
assombradas e mortais? Por que o ladrão entraria no distrito da
guarda para roubar tal documento? Só pelo ouro e outras riquezas
materiais? Abaixo, preparei uma tabela com alguns resultados para
usar de maneira rápida em qualquer jogo na sua mesa. Se estiver
jogando uma one-shot, basta lançar o resultado e ler a
proposta em voz alta para o jogador (personagens prontos para
eventos, já podem vir com essas motivações pré-definidas, por
exemplo). Se for uma campanha, terá a oportunidade de se aprofundar
ainda mais no conceito sorteado. Por fim, a ideia é que essa
motivação seja a fagulha inicial para um background rico e
uma interpretação inspirada.
1d20
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Motivação a ser trabalhada.
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1
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Dívida monetária. O
personagem simplesmente está devendo grana para um NPC ou grupo.
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2
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Dívida de vida. Anos
atrás o personagem foi salvo por um NPC. Agora, deve retribuir os
favores da melhor forma possível.
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3
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Caçador de emoção.
O personagem precisa ser desafiado constantemente.
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4
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Limpar o nome. O
personagem foi acusado (justamente) por um crime.
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5
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Limpar o nome. O
personagem foi acusado (injustamente) por um crime.
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6
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Amaldiçoado (ou
Doente em um cenário de sci-fi). Quem possui a cura?
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7
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Vingança. Motivação
mais clássica, impossível!
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8
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Protegido raptado. Um
parente, amigo ou amante nas mãos de alguém ou grupo perigoso.
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9
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Amor. O personagem
deseja ser notado por uma pessoa em especial.
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10
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Fama. O personagem
deseja ser referência em sua área de ação.
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11
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Juramento à uma pessoa
específica.
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12
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Juramento à um grupo/facção.
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13
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Conhecimento. O
personagem busca as verdades que fazem a diferença. Sejam elas
cósmicas ou físicas.
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14
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Aprimoramento
pessoal. O personagem não liga para a fama. Ele quer apenas
provar a si mesmo que pode ser o melhor em seu escopo de
habilidades.
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15
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Amizade. O personagem
tem uma forte ligação com alguém, seja NPC ou PC.
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16
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Defender um local
específico. Seja um templo, uma vila, um reino, etc.
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17
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Política. O
personagem é engajado politicamente. Ele tentar mudar o status
quo para os fins de um NPC ou grupo específico.
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18
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Legado. O personagem
deve continuar o que outro antes dele, iniciou.
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19
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O jogador escolhe.
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20
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O Mestre escolhe.
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Espero que curtam ou que fiquem inspirados para montar a sua própria
lista de motivações possíveis. A tabela pode ser usada para
qualquer jogo, as várias edições de D&D, Tagmar, 3D&T,
GURPS, etc. Só não recomendo usar no Star Wars da Fantasy Flight
Games/Galápagos por um motivo óbvio: as motivações já
estão integradas nas regras do jogo. No mais, pode ser usada também
para motivações rápidas para NPCs.
Bons jogos a todos!
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