quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Resenha: The Dungeon Alphabet



The Dungeon Alphabet é um suplemento capa dura escrito por Michael Curtis e lançado pela Goodman Games, a mesma empresa responsável pelo Dungeon Crawl Classics. O livro, de 80 páginas, é uma inventiva ferramenta com um único objetivo: deixar suas masmorras memoráveis e únicas. Mas como ele faz isso? Através de incríveis tabelas aleatórias de A a Z (daí o nome).    


Sendo assim, cada letra do alfabeto, faz referência a elementos clássicos encontrados em masmorras: baús, poções, portas, armadilhas, gosmas, fontes, etc. Mas não se engane, por mais clichê o elemento possa parecer, sua tabela traz entradas que muitas vezes, até mesmo desconstrói a abordagem do trope clássico. Vamos pegar alguns exemplos: para a letra A, temos uma tabela tripla que deve ser sorteada três vezes para o elemento Altars. Logo, cada altar terá aparência e propriedades (talvez mágicas) diferentes. Ou seja, seus jogadores nunca encontrarão dois altares iguais. Seguindo o próximo exemplo, para a letra B, temos Books, logo, se o mago do seu grupo vai gastar um tempo pesquisando aquela estante empoeirada, jogue 3d6 e verifique na tabela, o que o livro encontrado tem de especial. Ponto alto para a tabela seguinte, ainda tratando de livros, que traz 100 exemplos de Títulos! Exatamente: 100 exemplos de nomes inspiradores. Basta o Mestre anotar esse título num canto, e na sessão seguinte, pode vir a se tornar um gancho para a próxima aventura!

A arte do livro também é só elogios: desde a capa até a arte interior. Com um time formado pela mesma galera que ilustrou o livro básico do DCC: Erol Otus, Jeff Easley, Jim Roslof, Doug Kovacs e outros. Cada página virada, uma ilustração incrível que leva o leitor exatamente para o tom desejado.

"Time de feras", como diziam nos anos 90.
Além dessas tabelas aleatórias separadas por elementos, o livro também apresenta ferramentas aleatórias que confecção de dungeons (sejam elas criptas, cavernas ou ruínas de uma cidadela). Realmente, é possível criar uma rede de aposentos “do zero”, iniciando pela função original da construção (hoje abandonada), povoando esses aposentos com características únicas e misteriosas, que aguardam os aventureiros mais curiosos e gananciosos.

O material tem até mesmo, a preocupação de deixar os encontros aleatórios com kobolds interessantes: pode ser que eles tenham sofrido mutações devido a uma estranha energia que emana das catacumbas abaixo, ou quem sabe, eles venerem uma pseudo divindade neo-otyugh, por exemplo. Cada resultado dessas tabelas, fomenta sua masmorra e sua campanha em si.

O livro, que por enquanto só existe em inglês, custa 20 dólares e não está sozinho. Faz parte de uma série de Abecedários bizarros como o Monster Alphabet, o Wilderness Alphabet e o vindouro Mythos Alphabet. Vale cada centavo. Como bônus, o livro ainda traz um lindo mapa isométrico de página dupla, para você usar com o seu grupo ou exercitar as tabelas apresentadas.

Essa masmorra em página dupla, é simplesmente incrível!
Combinação perfeita!
Por fim, The Dungeon Alphabet representa uma linda e útil caixa de ferramentas para o design de masmorras e para enriquecer a exploração das mesmas. Seja qual for o RPG favorito. Prova do sucesso desse material OSR, é que esse ano, entrou em seu quarto reprint! Atualmente estou pensando em usar nas aventuras prontas do DCC ou numa campanha de Lamentations of the Flame Princess, durante uma incursão à Undermountain. Coisas bizarras, aguardam por eles...

Abraço a todos e bons jogos.

2 comentários: