Apesar de falar pouco do Dungeons &
Dragons 4ª edição, hoje em dia reconheço muitos pontos fortes nessa encarnação do RPG mais famoso do mundo. Dois pontos que destaco são o forte apelo tático e os vários materiais que são excelentes até hoje. De cabeça,
lembro do Neverwinter Campaing Setting (um belo livro capa dura focado nos
eventos atuais de uma das cidades mais famosas de Forgotten Realms, recheado de coisas acontecendo dentro de seus muros. Lembro que narrei uma campanha inteira de Old Dragon durante esses eventos em Neverwinter.), também destaco o primeiro
módulo de aventura "The Keep on the Shadowfell", que até hoje traz uma ótima trama
para ser o ponto de partida para sua campanha e por fim, o módulo que é o assunto do
post de hoje: Madness at Gardmore Abbey.
Lançada em 2011 e formatada como um boxed set,
a aventura vem repleta de material. A saber: dois mapas gigantes e dupla-face,
trazendo os principais encontros combativos da aventura, tokens para monstros e
NPCs específicos do módulo, uma cartela de dungeon tiles temáticos para os
encontros, que devem ser usados com outros tiles, 4 livretos de aproximadamente
30 páginas cada e por fim, “a cereja do bolo”, o Deck of Many Things, na forma
de handout para os jogadores realmente sacarem uma carta do baralho criado com as energias do caos!
22 cartas lindamente ilustradas |
Tudo começa quando o grupo se depara com uma
única carta (o Mestre deve selecionar uma para o grupo ter esse primeiro
contato). Essa carta pode ter sido encontrada no meio de um tesouro, talvez
algum mendigo na rua entregou para algum membro do grupo, ou veio junto naquela
punga marota do ladino. Seja qual for, intrigado, o grupo parte numa
investigação sobre a origem daquela carta aparentemente mágica. A saber, cada
carta isolada, possui habilidades especiais. Apenas com o deck reunido, o
verdadeiro poder do artefato é ativado. Tal investigação, determinada hora, levará
o grupo até o Vale Nentir, o cenário base do D&D 4ª edição. Lá, irão rumar
até o que sobrou do Gardmore Abbey e os horrores que o tomaram.
A cidadela fora erguida 350 anos atrás para
cumprir dois propósitos. O primeiro, era defender os colonos que desejavam se
estabelecer na região. O segundo propósito era servir como quartel general de
uma poderosa ordem de paladinos de Bahamut. Por décadas ajudaram a defender as
fronteiras e o Vale Nentir prosperou. Para encerrar os conflitos, uma cruzada
foi enviada para o norte e outra para o sul. Ambas foram vitoriosas, mas entre
os espólios da cruzada ao sul, um dos tesouros era o Deck of Many Things que prontamente
recebeu um selo mágico de proteção e fora guardado nos cofres abaixo da
cidadela, para nunca mais ser ao menos, mencionado. Entretanto, 150 anos atrás,
uma última frente dos orcs fora organizada. Dessa vez, eles tinham até demônios
em suas fileiras e iniciaram um terrível cerco à fortaleza. Tomado de desespero
e com a fé abalada, o capitão da cidadela, secretamente, rumou para os cofres,
rompeu o selo mágico e puxou uma das cartas. Para a infelicidade de todos, a
carta revelada era a carta “Crânio”. Uma sinistra lufada tomou todos os
corredores, para em seguida invocar uma horda de mortos-vivos para o interior
da fortaleza. Além disso, outro fato sucedeu: ao invés do baralho sumir para
voltar em outro lugar, em outra era, ele foi espalhado pela região e é nesse
ponto que a aventura se inicia e a diversão do Mestre começa.
O Mestre deve programar quem está com qual carta. |
Tokens & Tiles |
Alguns dos mapas posters. |
Por fim, essa é uma incrível e inspiradora
aventura, que merece ser experimentada seja qual for a edição que estiver
jogando. A galera no Sage Advice fez uma conversão bastante boa dos encontros para o D&D 5th edition. NESSE LINK. Obviamente, você ainda precisa da caixa para jogar.
Abraço a todos e bons jogos!
Massa. Apesar das polêmicas sobre a 4ª edição, aprendi várias coisas em suas páginas e partidas, inclusive em termos narrativos. Ainda hoje quando bate a nostalgia ocasionalmente volto a jogar aventuras no Vale Nentir.
ResponderExcluirSim, penso de maneira semelhante. Grato por ler e comentar.
ExcluirRapaz, que maravilha essa aventura! Fiquei super empolgado para poder jogar ela. Existe vida na 4ed rs
ResponderExcluirEla é incrível, de fato. Uma das jóias da 4a edição. Estou estudando ela pra jogar em janeiro com o meu grupo. Se rolar mesmo, vou relatar as sessões aqui no blog. Abraço!
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