segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

The City of Greyhawk Boxed Set

     


    Seguimos falando de Greyhawk e no post de hoje, trago a caixa clássica The City of Greyhawk, focada obviamente em detalhar e sanar muitas dúvidas sobre a tal cidade livre de Greyhawk, que dá nome a todo o cenário de campanha, além de pormenorizar os personagens que dão vida a ela e que talharam seus nomes para sempre no imagético de nosso amado hobby. Esses nomes que se tornaram famosos, eram em sua maioria NPCs do próprio Gary Gygax, mas outros, de fato, jogadores de suas mesas. E você vai ver alguns nomes bastante famosos, como Melf, Mordenkainen, Bigby, etc. Bem, falando no nosso querido Gary Gygax, essa caixa não foi escrita por ele (como ocorreu com a chamada gold box, RESENHADA AQUI), mas sim por Douglas Niles e Carl Sargent (falecido em 2018), tendo sido lançada em agosto de 1989 e marca o início da chamada “Segunda Era” de Greyhawk, já trazendo a logo do AD&D 2ª edição para revitalizar o cenário. (Nota mental: essa questão das fases de publicação de Greyhawk, merecem um post por si só.) Mas vamos lá:

 O que vem na caixa? 

·         Greyhawk: Gem of Flanaess, um livro de 96 páginas descrevendo a Cidade e arredores.

·         Greyhawk: Folk, Feuds and Factions, outro livro de 96 páginas descrevendo as pessoas que vivem por aqui e suas motivações, o que fomenta muita trama.

·         4 mapas pôsteres, o primeiro, mostrando os arredores da cidade, apresentando diversos pontos de interesse para explorar, um segundo que traz as construções da cidade bem organizado e numerado, o terceiro traz um mapeamento completo do subterrâneo da cidade, pontuando catacumbas secretas, criptas, bases de operações de guildas de assassinos, ladrões, e outras localidades divertidas. E por fim, um mapa artístico belíssimo que na foto abaixo, não é possível contemplar 100% de sua beleza. Na real, deve ser um dos mapas de fantasia medieval mais lindos que já vi! A qualidade do poster também é excelente, da época que papel, era papel de verdade.

·         24 cartões, 1 deles, trazendo os principais monstros (incluindo estatísticas resumidas) que podem ser encontrados nas adjacências da Cidade e 23 deles, trazendo mini aventuras que podem facilmente se tornar uma campanha por si só. Algumas ocorrem dentro dos limites da cidade, outros, fora. E elas vem classificadas à que nível são recomendadas. Tudo bem organizado e funcionam muito bem no espaço de uma grande aventura para outra, onde o DM tem que se preparar por mais tempo e tal. No mais, uma ferramenta bem útil que confesso que torci o nariz no primeiro momento que comprei a caixa, mas depois, vi seu real valor. Apresentam ideias bem legais, além da variação de tom entre elas, algumas tem um apelo mais de intriga, outras de terror ou aventura clássica, uma ou duas, até de situações cômicas. Dê uma chance para esses cartões, de verdade.

São ótimos como one-shot ou se tiver
de Mestrar com pouco preparo.

Greyhawk: Gem of Flanaess

     Esse é o livro que detalha a Cidade Livre de Greyhawk, que funciona como um enorme hub para mercadores e aventureiros de Flanaess (o nome do continente principal). O tomo abre explicando a divisão de distritos, o clima na região, e o porquê da cidade ser chamada de a Gema de Flanaess: por sua importância estratégica, histórica, por ser uma fortaleza para o seu povo no caso de um ataque (o que não se provou tão verdadeiro anos depois...hihihi), além de ser um centro religioso e de conhecimento. A saber, muitos magos entram na Universidade de Artes Mágicas crianças e só saem da cidade depois de formados. Em seguida, o livro explica como tornar a visita ou estadia dos personagens, realmente memoráveis, mas traz ferramenta para criar personagens que nasceram por aqui, incluindo uma tabela de fluxograma de vida que definirá origem do personagem, contatos na cidade, e informações sobre seus pais e recursos iniciais. O que realmente gera logo de cara, inúmeras ideias. No mais, adentramos no núcleo do livro que é descrever as principais construções de cada distrito. Ao olhar, o mapa, é claramente impossível descrever todas as construções, mas isso é muito bom, pois dá ao DM liberdade para criar suas próprias e marcar no mapa, conforme o grupo explora ou surja necessidade ao longo da história. Ponto alto: cada distrito tem sua própria personalidade e até algumas ferramentas para fomentar isso. Por exemplo, o distrito da Grande Cidadela, traz informações sobre horários de rondas dos soldados, o distrito do Mercado, traz uma porcentagem para o PC ser “pungado”. Coisa que provavelmente, ele só notará mais tarde. Tal porcentagem é modificada pelo nível do ladino, por como o personagem se veste e se porta, entre outros fatores. No duro, abra em qualquer página e leia: você certamente irá se inspirar para ciar uma aventura de algum dos trechos.

Greyhawk: Folks, Feuds and Factions

             O segundo tomo, traz as personalidades que tornam Greyhawk, a cidade memorável que é. Na verdade, não sei o porquê de terem dividido esses livros, pois juntos, formam a equação que torna o cenário vivo e dinâmico. Enfim, abre falando sobre a política e economia da cidade: taxas, multas, penas por crimes cometidos, sentenças, etc. Curiosamente, é crime “castar” magias nas ruas da cidade, exceto magias de cura. Mísseis mágicos (que são teleguiados) são permitidos em legítima defesa, a saber. Também podemos conferir, inúmeras guildas que operam dentro das muralhas e é impossível falar delas, sem falar da Universidade de Magia e seu grupo mais famoso: O Círculo dos Oito. Mordenkainen, Tenser e Bigby, são alguns de seus integrantes e que hoje, são arquimagos e sua principal função é manter o equilíbrio de poder entre grupos e nações, por isso, em termos de jogo, os magos escolhidos para o compor, são totalmente Neutros em sua tendência, ou operam nesse eixo. O Círculo dos Oito por fim, é composto pelos personagens da campanha caseira de Gary Gygax e sobrevivendo a inúmeras aventuras, seus feitos são inúmeros e grandiosos, alterando diversas vezes, o rumo da história do cenário. Para ter noção, seus nomes extrapolaram as edições de D&D e até mesmo cenários de campanha. Normalmente, jogadores utilizam magias clássicas e nem sabem quem são esses tais Melf, Otto, Drawmij e companhia. Pois bem: eles são detalhados nesse livro (inclusive com fichas de personagens) e merecem um post específico sobre. Sugestão anotada aqui.

            Bem, mas nem tudo é glória dentro das muralhas. Há uma Guilda de Assassinos bastante operante em Grewhawk. Dentro do cenário de intriga e política que Gygax gostava, os Assassinos são peças cruciais no tabuleiro, inclusive possuíam mecânica para cumprir suas missões que avançava com o nível do personagem. Como sabemos, no AD&D 2ª edição, essa classe foi limada (em prol de deixar o jogo mais family friendly, como sabemos). Se estiver jogando AD&D 2ª edição, acredito que terá que considerá-los como ladinos mesmo, que utilizam seu Ataque Furtivo na corte e outras pessoas importantes, por um valor determinado. Ainda temos esgotos a serem explorados, uma Guilda organizada de Mendigos e até a presença de alguns vampiros na cidade. O livro fecha trazendo mini aventuras que podem funcionar como ponto de partida para uma campanha.

Quando alguém perguntar pq você prefere RPG velho, 
mostre-lhe o nível de detalhamento desse mapa.
Conclusão 

No mais, essa caixa é incrível e considerada a caixa complementar da lendária The World of Greyhawk. Apresenta um material rico descrevendo uma das cidades mais famosas de Dungeons & Dragons, palco de inúmeras aventuras e intrigas. Apesar de ter sido lançada na fase do AD&D 2ª edição, vem “carimbado” na capa, que é compatível com AD&D 1ª edição, apenas para não espantar os grognards da época, certo? Para falar a verdade, o material é 80% descritivo, o que torna valioso para qualquer edição de D&D, coisa comum com esses materiais raros da TSR. Está procurando um cenário de fantasia clássico e dinâmico para sua próxima campanha de GURPS ou DCC? Parte para a Cidade de Greyhawk, a Gema de Flanaess. Caminhar por essas ruas, tem toda uma mística ao saber que Gygax e companhia também andaram por ali.

 Abraço a todos, e bons jogos!   

4 comentários:

  1. Fala Ranieri, ótima resenha dessa caixa sensacional! Realmente os materiais publicados nessa época eram muito bons e ótimos para se usar em qualquer sistema.
    Já no aguardo da próxima resenha!abs

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    1. Valeu Diogo. Dentro de 15 dias, teremos nova postagem. Estou tentando deixar o blog quinzenal mesmo. Grande abraço!

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  2. Muito show! Essa foi, na minha humilde opinião, a era de ouro dos RPGs!
    Essa é uma caixa que se eu encontrasse à venda, provavelmente compraria!

    E sim, por favor, faça o post sobre Melf, Otto, Drawmij e companhia!

    https://bardodanevoa.blogspot.com/

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    1. Opa, blz? Pode deixar que teremos esse post com as celebridades de Greyhawk. Em breve, novo post sobre AD&D 2a edição.

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