Depois de meses, lendo e relendo o belo tomo trazido pela
Galápagos Jogos, finalmente iniciei minha mesa da mais recente encarnação do
Star Wars RPG. Joguei todas as versões até hoje: o clássico D6 da West End Games,
a versão d20 revisada, o Saga, todos, com suas vantagens e desvantagens. Bem, admito
que “torci o nariz” para adotar esse novo jogo. Era um sistema completamente
novo, com um foco “restrito” e com um conjunto próprio de dados. Aqui, relato
como foi minha experiência com o novo sistema e o novo foco do cenário.
Foto por Ranieri Mattos |
Sobre o cenário:
A premissa do meu jogo foi bem simples: o grupo se vê tentando
sobreviver e fazer algum dinheiro em algum planeta isolado, resistindo como
podem à mão de ferro imperial. Patrulhas de stormtroopers rondam as cidades e
cantinas, tudo o que se faz e diz pode ser usado contra você ou vendido como
informação para o império. Diante desse cenário, o grupo é contratado por um
senhor do crime local para transportar uma carga preciosa e desconhecida pelo
deserto. Há perigos naturais nas rotas, e dois postos de alfândega fortemente
vigiados até chegar ao destino final: a Doca 19 no espaço-porto de Canyon-Supra.
O sentimento de paranoia deve ser constante. Por fim, o grupo descobre que a
carga é uma pessoa (qualquer espécie funciona) capturada dias atrás. Ele pode
ser membro da Rebelião (ou mesmo da Resistência), um espião com uma informação
valiosa ou mesmo um jedi dado como morto, anos atrás. É interessante notar que
os stormtroopers podem ser figuras intimidadoras nesse cenário: possuem os melhores
equipamentos e as informações mais precisas. Os PCs devem se sentir “ilhados”
no planeta, gerenciando da melhor forma possível os parcos recursos. Importante:
não dê muito dinheiro ao grupo, forçando-os a serem criativos com seu
equipamento e usando-os com cuidados. Assim, uma granada, por exemplo, será
usada apenas no momento crucial do jogo. São algumas dicas para deixar o jogo
com a cara da “trilogia clássica”.
Sobre o sistema:
O novo
sistema abandona quase totalmente os dados numéricos (disse “quase” pois ele
usa 2D10
Foto por Ranieri Mattos |
Conclusão:
O novo
RPG de Star Wars está aprovado na minha mesa. Ele teve um efeito incrível de
recobrar o fôlego depois de jogar por anos, sistemas mais tradicionais. Importante
frisar que a matemática está pouco presente durante o jogo. Ela é muito
presente na criação do personagem, mas você verá como é confortável fazer um
encontro de combate sem o +2 do atributo, +5 da perícia, +3 do talento, +1 da raça,
-4 porque está chovendo, -2 porque está escuro, etc. Retirar esses cálculos do
combate, acelera demais seu jogo. Por fim,
pretendo futuramente, escrever a aventura citada acima e publicar no blog para
download, por isso não deixe de assinar o blog na coluna lateral.
Abraço
a todos e bons jogos!
Tá aprovadíssimo! falo como jogador dessa mesa em questão :)
ResponderExcluirOpa, obrigado por ler e comentar.
ExcluirCara, muito legal esse relato. Estou lendo o livro e pretendo continuar as aventuras dos personagens do Kit Básico e permitir a entrada dos "novatos" caso os jogadores decidam criar seus próprios personagens.
ResponderExcluirGrande Romani! Que bom que gostou, como disse no post, pretendo lançar mais materiais e resenhas pro Fronteira do Império aqui no blog. Abraço e obrigado por comentar.
ExcluirConceitualmente eu gosto do Genesys, mas não sei se as probabilidades dos dados são zoadas ou se eu tive azar em TODAS as minhas experiências como jogador no sistema, nunca consegui ter a impressão de ser um herói de Star Wars, ter êxito era sempre complicado quando os dados eram chamados.
ResponderExcluirEntendo seu ponto. Nas minhas mesas, o sistema funcionou muito bem, mas demanda esforço do DM. Eu simplesmente coloco Desvantagens extras consumindo pontos de Fadiga, mostrando que a ação foi mais cansativa do que o esperado. Ou o contrário, onde vantagens aumentam a Fadiga. Além disso, elas podem criar situações dramáticas onde ilustram o resultado e tal. Demandam atenção dos jogadores e mais ainda do Mestres, por isso, alguns podem ter a impressão de se tratar de um sistema cansativo na mesa. Entranto, você não está enganado. Esse blog gringo, explica que estatisticamente, o sistema é meio quebrado sim: https://thealexandrian.net/wordpress/37670/roleplaying-games/review-star-wars-force-and-destiny
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