sábado, 12 de novembro de 2016

Nostalgia: Undermountain

     
Esse é o kit completo.
      Lançado na gringa em 1991 e aqui no Brasil pela Abril Jovem em 1996, Undermountain é a maior masmorra oficial de Dungeons & Dragons. A mega-dungeon foi criada por Ed Greenwood para sua campanha caseira em 1975 e fez grande sucesso entre os veteranos na época, estando presente no Top 20 das aventuras mais marcantes. Interessante notar que a aventura-cenário, teria tudo para ser estruturada em um railroad padrão, mas parte de sua premissa era estimular o sand-box, colocando diante dos olhos dos jogadores, um cenário dentro do cenário (pois a masmorra jaz abaixo da totalidade de Waterdeep), ou seja: rico em detalhes, desafios, armadilhas, NPCs e tesouros únicos.
     Undermoutain, nasceu de um rara aliança entre anões e elfos que iniciaram as escavações
Halaster, o louco.
eras atrás. Clichê certo? Mas outras criaturas foram rapidamente atraídas para o local e uma guerra entre os clãs de várias raças se iniciou para conquistar seus salões. O cessar fogo só aconteceu com a chegada do mago louco: Halaster Blackcloak, que basicamente escravizou a todos e estabeleceu as imensas galerias como base de operações e laboratório para seus experimentos insanos. Esses fatos dão “pano pra manga” para inúmeras aventuras envolvendo o labiríntico complexo, os experimentos de Halaster ou mesmo, as guerras entre as facções que controlam os diferentes níveis das masmorras.
     O material lançado no Brasil é idêntico ao original, exceto que não vinha num boxed set. Mas está tudo lá:

- Fichas de criaturas/experimentos de Halaster
- Cartões de consulta rápida para o DM
- 4 mapas gigantes dos níveis de Undermoutain    
- 1 livreto com aventuras prontas
- 1 livro descrevendo CADA cômodo da mega-masmorra

Dá pra fazer uma campanha inteira dentro desse lugar!
     Passear por Undermoutain é certeza de diversão! Corredores que pegam fogo
Esse era meu cartão predileto!
magicamente, portais caóticos, itens mágicos amaldiçoados, um campo de trabalho forçado, uma cidadela drow, e a chance de encontrar o Halaster em pessoa, fecha com “chave de ouro”, o local que tem grandes chances de fornecer um genuíno TPK! Para os bravos e sortudos, existem artefatos de grande poder, magias exclusivas formuladas nos tomos escritos por Halaster, e possíveis aliados em alguns cômodos. Eu disse alguns. Lembro que a primeira vez que usei Undermoutain, foi uma quest para obter um Pergaminho de Desejo, único no mundo e redigido por Halaster, antes de desaparecer dos registros. Conduzi cerca de 10 sessões nos subterrâneos mágicos que se renovam por ter um ecossistema próprio, NPCs marcantes e desafios nunca vistos até então, no Ad&d. Para jogos mais recentes, seria interessante usar Undermoutain como um cenário fechado, cujos habitantes criam teorias complexas do que existe do lado de fora e co-existem numa frágil trégua. Funcionando perfeitamente bem com o
Dungeon Crawl Classics, Dungeon World (literalmente!) ou Lamentations of the Flame Princess, a tríade de jogos que ando mais pilhado ultimamente.


Independente da sua escolha, bons jogos e boas lembranças!  

9 comentários:

  1. Boa lembrança, Undermountain é uma baita masmorra (em todos o sentidos XD)
    Tenho até hoje o material que saiu aqui no Brasil, coisa linda mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, bom te ver por aqui Miguel. Guarde esse material, pois vale uma grana! Valeu por ler e comentar. Abraço!

      Excluir
  2. Eu tenho uns cartões de símbolos deles, veio no ad&d. E belo cartão de sons e odores, boa idéia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Arquimago! Os cartões de símbolos, acredito ser do kit do Forgotten Realms, traduzido junto com esse kit do Undermoutain, mas eu tenho eles aqui também. Esse cartão de sons e odores é ótimo pra usar em qualquer sistema. Obrigado por ler e comentar.

      Excluir
  3. Undermountain!!! Essa masmorra já inspirou inúmeras aventuras que eu criei. Eu não comecei a jogar na época do AD&D mas sempre busquei utilizar esses materiais mais antigos por considera-los ótimos e, muitas vezes, melhor escritos que os da terceira edição. No momento estou preparando uma campanha de DCC que vai se passar em Undermountain (se os jogadores conseguirem se manter lá, com todos esses portais que te levam contra a sua vontade para todos os cantos de Faerûn e até mais longe, como um asteroide em Spelljammer ou em Ravenloft.). Estou comprando os livros do AD&D para isso e já consegui Uma viajem aos Reinos e Conquistando os Reinos. Os livros de Undermountain são mais caros e de se conseguir e geralmente não vem com os mapas e os cartões... Não tinha conhecimento desses cartões de sons e odores e de símbolos mas agora vou correr atrás deles ahaha. Só uma coisa que faltou dizer, a masmorra do Halaster tem 9 níveis e 14 sub níveis (uma floresta iluminada pela luz do Sol que vem de um portal gigante e um castelo em miniatura que encolhe os personagens e os transporta pra dentro dele são alguns exemplos) e os livros não dão conta de descrever tudo isso nem, o livro que saiu no Brasil só descreve os 3 primeiros andares, e o segundo que saiu nos EUA descreve alguns subníveis e mais uns 3 andares. Embora descreva umas 50 salas por andar, não é nem metade do que o mapa mostra e os mestres são incentivados a criar cada vez mais salas e andares sem falar que devem mudar constantemente as já descritas par aos jogadores, mostrando q a masmorra é viva e em constante mudança. Se alguém tiver sugestões de onde eu consigo os mapas e cartões serão bem vindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Belo relato Edson! Não sabia que tinham outros materiais descrevendo outros níveis da masmorra.Eu também estou montando uma aventura grande pra DCC passado na mega-masmorra. Obrigado por contribuir com o post e acompanhar o blog. Abraço!

      Excluir
    2. Da uma procurada no Ruins of Undermountain II: The Deep Levels. Ele também veio com mais módulos de aventura, acho que é numa dessas que os jogadores tem que salvar o Halaster que foi sequestrado e a masmorra ta liberando os monstros por toda Faerûm.
      https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/51zNWPWqY9L.jpg

      Excluir
    3. Valeu. Vou conferir com certeza! Abração.

      Excluir
  4. Meu Go to pra módulo Old School.
    Curiosidade: Os mapas dos módulos B1, B3 e B5 estão no mapa do nível 1.

    ResponderExcluir