O post de hoje é sobre o livro mais
recente de Zak Smith, autor dos incríveis suplementos/cenários de A Red & Pleasant Land e Vornheim (ambos já resenhados aqui no blog). Frostbitten é um
material OSR sob o selo do RPG Lamentations of the Flame Princess e em suas
quase 150 páginas, é composto de três partes distintas: ferramentas
para trabalhar um cenário tomado de gigantes do gelo, mulheres guerreiras
feministas, diabruras apocalípticas, bruxas e outros elementos dignos de uma
banda de black metal, também traz um
cenário completo para seu RPG favorito, chamado The Devoured Land (que fica ao
norte de Vornheim ou em qualquer lugar extremo na sua campanha caseira) e por
último, um calendário de eventos que darão vida e consequências para a sua
campanha no cenário, mesmo que os personagens fiquem parados.
Seguindo a mesma linha do selo, o
livro é lindo: capa de material semelhante a couro, impressão de qualidade,
papel grosso de ótimo manuseio e encadernação extremamente resistente, “dando
um banho” na costura da Wizards of the Coast, por exemplo, com aquela
encadernação sofrível. As folhas de rosto e contra-capa trazem ferramentas de
consulta rápida para o Mestre, bem no estilo “jogue o dado e grite”. As
ilustrações de Zak são perturbadas e semi-abstratas de propósito, deixando
margem para sua imaginação completar as gravuras das criaturas deformadas e dos
trolls demoníacos encontrados da região. Gosto bastante desse tipo de proposta.
The Devoured Land: depois do autor
citar algumas obras que o inspiraram, somos apresentados ao cenário de campanha
e algumas motivações para jogar os seus personagens jogadores lá. Seja ouro (as
lendas falam de tesouros guardados por reis trolls e caravanas que nunca
voltaram), Anarquia (seu grupo fez alguma merda na civilização? Eles podem fugir para essa terra sem
lei, que apenas os loucos adentram), Conhecimento (as Terras Devoradas podem muito
bem ser o local mais antigo de seu mundo. Quem sabe os segredos que elas
guardam?) e por último Aborto (sim, as tribos de amazonas guardam segredos e
técnicas que prometem até mesmo abortos indolores, o que atrai mulheres
adúlteras, irresponsáveis ou que infelizmente, foram vítimas de um estupro).
Não é raro, por exemplo, uma princesa de disfarçar e contratar aventureiros
para levá-la até as amazonas, tudo para proteger sua boa reputação. Claro que é um desafio encontrá-las, convencê-las e por fim, pagar o que elas exigirem. Obviamente, é um material que demanda maturidade e o grupo certo. Como tudo em Lamentations of the Flame Princess.
Fuja das bárbaras abortistas! |
Depois de falar sobre as principais amazonas
do cenário (e sua sociedade matriarcal), o livro explora os animais da região,
criaturas únicas e os perigos naturais, como avalanches, que chegam a ser
tratadas com ficha própria. Os Demônios Afogados saem de rios e lagos
congelados para levar suas vítimas para o mesmo destino, mas vão embora se você
disser seus nomes verdadeiros. Interessante também notar que existem versões
ordinárias de animais, mas também, suas contra-partes sobrenaturais. Por exemplo, o corvo:
há o corvo mundano, mas também a nuvem de corvos (que é tratada como uma
criatura única e mais poderosa), e o Black Sky que ataca visando ou o olho ou a
língua da vítima, com chance de deixar seu personagem cego ou mudo permanentemente. Coisa fina mesmo... E não se deixe enganar: cada troll e gigante do gelo traz
uma tabela de poderes únicos da criatura. Seu grupo nunca encontrará dois exemplares
iguais desses monstros.
O livro traz várias magias novas |
Depois dessa galeria, temos o
capítulo Calendário e Mapa que são justamente as ferramentas para seu grupo
explorar e o Mestre criar eventos que impulsionem as coisas ao redor deles. Apesar
de não trazer um mapa dividido em hexágonos, e sim em retângulos, a mentalidade
é a mesma: em cada retângulo, uma entrada que pode trazer informações sobre
criaturas nativas, marcos na paisagem e eventos engatilhados ao explorar aquele
espaço. Claro, há tabelas para gerar seus próprios encontros aleatórios quando
o grupo adentrar uma área não-mapeada. O livro ainda traz duas masmorras
completas: a Dim Fortress (algo com a Fortaleza Penumbra), um local
extremamente perigoso. Imagine o seguinte: o seu grupo sai de um cenário
totalmente branco e cegante e vai para outro, totalmente negro e sem luz. Soa
divertido, não é mesmo? Se você possuir o livro Veins of the Earth é capaz de
jogar uma campanha inteira só nessa masmorra. A segunda “masmorra” é a
Sevenfold Tower (algo como a Torre Dividida em Sete), que é uma oportunidade
boa de separar o grupo e testar os pecados capitais com cada um dos integrantes
(o livro apresenta alguns testes para tal).
Depois disso, o livro apresenta duas
classes novas para seus jogadores: a Amazona Guerreira, que deve selecionar de
qual tribo ela vem. Toda vez que ela passar de nível, obtém habilidades
especiais, jogadas num D100 e conferindo na tabela referente. A segunda classe
é a Bruxa, que consegue ler a pele de serpentes e afins e sempre que passar de
nível, obtém uma característica e uma habilidade especial. O livro ainda traz
novas magias só para ela, apesar que Magic-Users podem aprender com a permissão
do Mestre e devido esforço. Entretanto, o livro indica permitir essas classes apenas depois que o cenário for apresentado.
A próxima sessão apresenta dicas
para aventuras num ambiente inóspito, traz novos tipos de materiais e
substancias encontradas apenas nesse cenário e dicas para a exploração hexcrawl
em geral (leitura obrigatória para amantes de hexcrawl). Para finalizar, como de costume, várias tabelas aleatórias
para inspirar e ajudar o Mestre. Há tabelas para criar elementos intrigantes
nas aventuras, para criar marcos únicos durante a exploração do grupo, um
gerador de tribos únicas bem completo, um gerador de criatura deformadas, de maldições,
e até de mortes! Ao invés de falar: “blz, 6 de dano, a amazona morreu”, lance
na tabela e obtenha coisas como: “sua espada perfura a amazona e quando puxa a
lâmina, ela vem acompanhada do estômago da vítima”. Poesia pura! O livro ainda traz um grupo de NPCs prontos, aventureiros que se perderam ou estão em alguma missão naquele ambiente inóspito. Na verdade, o livro encoraja o seu grupo, encontrar outro grupo. Há uma tabela para criar aleatoriamente os integrantes e suas motivações.
A Dim Fortress |
Abraço a todos e bons
jogos.
"...Cada erro será cometido apenas uma vez"
ResponderExcluirIsso me fez imaginar as consequências que o nosso antigo grupo teria jogando neste cenário kkkk.
kkkkk, ah sempre imagino isso! Abração, vê se aparece!
ExcluirCara, eu não tava animada a comprar esse livro. Agora to. Maldito seja :P
ResponderExcluirKkkkkkk. Sei bem como é ficar pilhado assim. Abraço.
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