É incrível o sucesso que os posts
sobre os materiais da série Aventuras Fantásticas fazem aqui no blog. É notável
o carinho que muitos fãs ainda possuem por esse sistema simples e cativante. Nada
mais natural de dar continuidade com mais uma resenha nostálgica, dessa vez com
Blacksand: o segundo volume da série, lançado em 1994 (um ano depois de
Dungeoneer) pela editora Marques Saraiva. Logo de cara, podemos perceber que Blacksand tinha 4 objetivos bem
distintos: trazer novas opções para os jogadores, apresentar ferramentas para
criar NPCs, vilarejos e cidades com personalidade, descrever em detalhes o
Porto Blacksand, um cenário urbano bastante rico e perigoso para os
aventureiros e por fim, trazer a mega aventura "Uma Sombra sobre Blacksand", uma campanha completa, repleta de traição e investigação no cenário proposto.
Entre as novas regras, temos novas
Habilidades Especiais e algumas readaptadas para o cenário urbano. Temos agora,
Conhecimentos de Cidades, das Leis, Sinais Secretos, entre outras. Ponto alto
para a Habilidade Especial chamada Magia Inferior, que são pequenos truques e
efeitos úteis, que servem bem para um NPC xamã, ou um pequeno mago, um velho
eremita, etc. Em Titan, um bardo é simples menestrel. Mas se o Mestre desejar um bardo próximo ao de D&D, pode aplicar essas Magias Inferiores para tal. Entre elas, estão por exemplo: Flautista Encantado, Calor, Azedar,
Remendar e outros. Além disso, explica que quase todas todas as magias de TITAN, podem ser lançadas com seu efeito inverso, ao custo extra de 1 ponto de
Energia (ou 2 pontos se a magia for bastante poderosa).
Ainda sobre magias, Blacksand nos
traz oficialmente, a opção de montar um clérigo. Para tal, a mecânica é idêntica ao explicado
no meu post sobre Dungeoneer, mas o livro traz na página 48, uma lista exclusiva de magias
sacerdotais. Detalhe para a magia Chamar Ser Sobrenatural que funciona exatamente
como nas histórias pulp. Remete-me na hora, ao Sacerdote Vermelho nas histórias do
Conan, invocando dentro de seu templo, a entidade Anu, o deus touro. Estranhamente, um feitiço tão clássico do gênero e é pouco abordado em outros jogos. Naturalmente, as páginas seguintes trazem a relação do panteão e respectivos aspectos,
avatares, cores e feitiços proibidos pelos dogmas. Quem leu o TITAN e o
romance "As Guerras de Trolltooth", vai se lembrar dessas divindades.
Entre as outras regras apresentadas,
estão a Escala Social do Personagem, onde joga-se um dado para verificar se o
PC/NPC pertence a classe social de camponês, fazendeiro, trabalhador, artesão,
mestre artesão ou líder. A seguir, ferramentas para criar aleatoriamente
povoados e cidades. Há tabelas para criar a população, os estabelecimentos
existentes no local, que tipo de negócio os aventureiros podem encontrar, gerar
qualidade das tavernas e número de frequentadores (por hora do dia). A tabela
de criação de personalidade de NPCs é uma das mais completas que já vi!
O próximo capitulo, aborda o Porto
Blacksand propriamente dito: com um mapa completo, mapa por seção da cidade, timeline dos principais eventos, e as
construções, serviços e NPCs que podem ser encontrados em cada um dos
distritos. Toda a cidade-estado, governada pelo misterioso e maligno Lorde Azzur (sua
história é contada em detalhes no livro Titan - O mundo de Aventuras Fantásticas e merece um post próprio).
Lorde Azzur é o responsável por transformar Blacksand em um reduto de bandidos,
piratas e nobres corruptos. Entretanto, é o local certo para os personagens
obterem informações, equipamentos raros, serviços escusos e contatos que não
julgam seus métodos. Temos muita informação para elaborar aventuras dentro de
Blacksand: como a lei funciona, quais as guildas operantes e as famílias mais
influentes que conspiram entre si e até gangues de rua. O capitulo ainda
aborda as moedas correntes, sistemas penais e as taxas de câmbio para quem vem
de fora. Temos até mesmo um gerador de clima e um gerador de ganchos de
aventura para a cidade, dignos de um RPG old-school.
Por fim, Blacksand fecha com uma
enorme aventura de intriga urbana em mais de 100 páginas. "Uma Sombra sobre Blacksand" funciona perfeitamente como introdução ao cenário e como campanha completa, se passando toda na famigerada cidade-estado e arredores. Se os jogadores passarem a usar Blacksand como base
de operações, melhor: o livro espera que isso aconteça e oferece muito material
para tal. Sendo assim, Blacksand é um cenário incrível até hoje. Suas tabelas e
ideias, podem ser usadas com seu jogo favorito. A propósito, Blacksand tem a arte interna do incrível Russ Nicholson (que é um dos artistas do Dungeon Crawl Classics, diga-se). Seus desenhos estabelecem diante dos seus olhos, o clima proposto pelo jogo: Titan é um mundo sujo, misterioso e perigoso.
Infelizmente, o terceiro e último livro da
série, Allansia, nunca veio para o Brasil e até o importado é bastante raro
hoje em dia. Allansia traria mais uma remessa de regras novas (entre elas novas raças jogáveis e combate em massa) e abordagens para
aventuras nos ermos selvagens. Mas anime-se: nossas resenhas não acabaram. A
próxima, será sobre o bestiário de Aventuras Fantásticas: o Out of Pit - Saídos
do Inferno.
Abraço a todos e bons
jogos.
Muito boa resenha para matar saudade desse mundo incrível!
ResponderExcluirValeu, Diogo. Final do mês tem mais. Abraço.
ExcluirUma pergunta essa imagem de quadrinho é de Blacksand?!
ResponderExcluirÉ do Conan. Volume 2 da editora Mythos.
ExcluirAssim como Allansia, também teve o ter terceiro romance ambientado no cenário, também não saiu por aqui, infelizmente.
ResponderExcluirVerdade. Dos romances, só li o primeiro. Curti bastante.
ExcluirO segundo livro, "Demonstealer" é bem mais obscuro, mas é uma boa continuação. A série diverte e representa bem o gênero.
Excluirvi allansia + blacksand + dungeoneer num pacote por 500 reau no ebay. se de repente fizermas uma vaquinha depois de ganharmos na mega....
ResponderExcluirEstou de olho na Noble Knight. Coloquei a lista de wanted lá.
Excluire acho que você deve saber: allansia tem um pdf na 4shared X)
ExcluirExcelente resenha! Blacksand sem duvida é um suplemento que pode ser facilmente adaptado para outros cenários ou regras.
ResponderExcluirValeu, Brenno. Blacksand é riquíssimo de fato, já usei com Old Dragon, Ad&d e DCC. Abraço.
ExcluirLegal, adoraria ler uma resenha de out of the pit e da série de Joe Dever, o lobo solitário. Abração, valeu por compartilhar.
ResponderExcluirBoa tarde. Out of the Pit terá resenha, isso eu posso afirmar.
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