Olha aí que logo bonito! |
Olha a capa do primeiro livro aí |
"O público brasileiro adorou a novidade. Resultado: a série Aventuras Fantásticas, além de tornar-se um tremendo sucesso de vendas, abriu caminho para a invasão em larga escala de outros RPGs - como Dungeons & Dragons e GURPS." (Dragão Brasil #4)
Uma prova disso pode ser vista na quantidade de lançamentos que a série teve em pouco tempo no mercado brasileiro, como conta o pesquisador Thomas Massao Fairchild em sua tese de doutorado.
"Pelo que indica uma propaganda da livraria Forbidden Planet, em 1994 a série Aventuras Fantásticas contava com 19 títulos." (Thomas Massao Fairchild - Link para Download)
Com toda essa popularidade, não é surpresa que a série Aventuras Fantásticas tenha sido o primeiro contato de muitas pessoas com o RPG (inclusive o meu). Até hoje me lembro de quando revirei um armário dos meus pais e acabei dando de cara com o livro Floresta da Destruição. Comecei a ler e fui fisgado na mesma hora.
O sucesso da série ainda levaria a Marques Saraiva a lançar outros livros do universo onde a série se passava, como os livros Titan - O Mundo de Aventuras Fantásticas, Out of the Pit - Saídos do Inferno e dois romances: As Crônicas de Trolltooth e Demonstealer - O Ladrão Demônio.
Atualmente, a série Aventuras Fantásticas está sendo publicada pela Editora Jambô desde 2009 e já conta com vinte edições, incluindo alguns títulos que ainda não haviam sido lançados no Brasil.
E vamos ficar por aqui, amigos. Sei que ainda temos assunto para falar sobre a série Aventuras Fantásticas e seus lançamentos no Brasil, mas eles ficam para uma próxima coluna.
E preparem-se, porque na próxima semana nós vamos falar sobre o primeiro grande sistema de RPG gringo a ser traduzido para nosso idioma: GURPS!
Abraços e até lá.
PS: O canal do youtube Dungeon 90 tem um vídeo muito bom sobre a série Aventuras Fantásticas. Quem quiser ver, é só clicar aqui.
Muito bom, Miguel. Engraçado que eu conheci os livros-jogos depois do RPG, e foi com você mesmo, que me emprestou O Feiticeiro da Montanha de Fogo e A Cidadela do Caos. Essa série me inspirou várias ideias para aventuras de AD&D também. Valeu por postar o link da tese (baixei pra ler com calma depois). No aguardo pelo post sobre o GURPS!
ResponderExcluirEita, não lembrava disso. Que doideira.
Excluir