sexta-feira, 17 de junho de 2016

One-shot Podcast: Dungeon Crawl Classics 1a Parte

O terrível lagarto-alado de Sarrukh!
Galera, estou disponibilizando hoje a primeira parte da one-shot onde eu e meu grupo fizemos o playtest da aventura Os Fosso da Morte de Yandro, que se encontra nesse blog para download gratuito. Pra gente, foi uma ótima tarde de domingo, entretanto, gostaria de destacar algumas coisas que podem afetar a experiência de quem ouvir:

Música ambiente: optei usar música inloco, ou seja, não apliquei áudios na edição, logo podem ter momentos onde a música sobe indevidamente. Mas tentei equalizar um pouco.

Conversas paralelas: pela presença de integrantes que há muito não se viam, houve conversa paralela, para falar de Netflix, HQs, referências, e piadas internas. Bom, isso é bastante natural em qualquer mesa de RPG, logo, não havia muito o que fazer, apesar de ter pedido mais foco durante o jogo.

Regras: como muitos não conheciam as peculiaridades do Dungeon Crawl Classics, houveram momentos para explicar detalhes mecânicos, principalmente ligados à magia, que é uma das “cerejas do bolo”.

Enfim, foi mega divertido, as magias surpreenderam pelo fator aleatório, a forma que os jogadores reagiram à alta mortalidade foi hilária, as falhas críticas, as reviravoltas, os planos que deram certo, os planos que falharam miseravelmente. Espero que tirem proveito desse relato em MP3:


10 comentários:

  1. Valeu por postar a sessão do seu grupo de jogo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! kkkkk, mas vocês usaram essa minha aventura mesmo? Abraço.

      Excluir
  2. Rapaz que aventura cruel... acho que a pegada antiga do estilo Dungeon Crawler é muito cruel !! Tem alguns encontros que basicamente resulta em morte de um PJ ou num TPK!! Acho que no começo do RPG não se tinha muito conhecimento de como criar um aventura divertida para os PJ's, faltava experiência dos "game designer" e isso só veio depois de muito tempo... lá na 3º versão do d&d!! OLD SCHOOL É TENSO !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua opinião e de fato é algo pessoal. Essa pegada old school é uma experiência bem distinta mesmo, vai depender se ele agrada você e seu grupo. Obrigado por comentar aqui no blog. Comentários são vitais para continuar postando aqui.

      Excluir
  3. Por que elabora desafios onde irão resultar na morte de um PJ ou na morte de todo o grupo?? Isso com certeza frustra qualquer jogador !! Será que por causa dessa tendência comum dos mestres ao estilo OLD SCHOOL, foi responsável pelo surgimento da expressão: MESTRE vs JOGADORES ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frustração também é relativo, logo, depende de cada grupo. Antes de adotar o DCC, eu e meus jogadores estavámos vindo de um série de sessões frustradas de D&D 4a edição, onde o grupo era invencível. Todo mundo cheio de poderes, habilidades e itens mágicos. Isso era totalmente frustrante para gente, pois não se sentia mais a urgência das coisas, o sentimento de perigo espreitando e o peso das decisões a serem tomadas. Mais uma vez, obrigado por expor sua opinião aqui.
      Abração!

      Excluir
  4. Gostei da sua aventura mas ela é mortal d+, a cena do espelho se os jogadores não saberem sobre a lenda é TPK, fácil de acontecer!! Essa sua aventura no modo OLD SCHOOL me lembra em muito a jogabilidade dos antigos livros jogos da Fantasy Flight, onde um escolha errada era o fim da aventura!! Com certeza vou modifica-la pois essa jogabilidade só frustra e faz o jogador desistir de jogar!! Sugestão para alteração da cena do espelho, em vez de os PJs que falharem no teste ficarem fascinados pelo reflexo para sempre; eles olharam para o espelho e perceberão que os reflexos deles desapareceram e surgindo próximos as eles, atacando-os assim que surgem. Os reflexos possuem a mesma estatística da sua contraparte, mas não podem ser destruídos. O dano sofrido é descontado no personagem original e a única forma de vencer é quebrando o espelho. Com essa simples alteração, a jogabilidade foi reformulada completamente!! Qualquer desafio que resultar na morte do instantânea do PJ eu vou alterar, pra que matar o PJ só por que fez uma escolha errada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as aventuras com a proposta Old School são de fato, mortais. Os jogadores que procuram elas, demandam por isso. E sim, lembram mesmo os livros jogos da Fighting Fantasy (Fantasy Flight como mencionou, é outra empresa). Gostei bastante do seu uso para o espelho. Mas fique a vontade para usar como preferir a aventura cedida por mim. Tente jogar com outro grupo e ver outras soluções escolhidas para as mesmas situações, é uma experiência bacana. Abração.

      Excluir
  5. Gostei muito da aventura,e em relação ao problemático espelho, o efeito dele é justo, porem eu farei uma modificação, a fascinação não é permanente - dura 3d4 horas, dai outro teste deve ser feito-, algum outro jogador pode cobrir o espelho e retirar o personagem do transe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Bruno que bom que curtiu! Em breve teremos mais uma publicada aqui. Acho muito justo a solução que pensou para o efeito do espelho não ser permanente. É que meu grupo gosta de situações drásticas de "tudo ou nada". Obrigado mesmo por ter comentado e baixado a aventura. Abraço.

      Excluir