sexta-feira, 5 de maio de 2017

Papo de Monstro - Urso Coruja

Olá, amigos! Na coluna de hoje vamos falar de um dos primeiros monstros que eu vi em Dungeons & Dragons. Além disso, a criatura de hoje foi inspirada pelas mesmas miniaturas made in China que deram origem ao Bulette.

"A criatura começou a sair da caverna, se apoiou nas pernas traseiras e começou a se esticar. Os desenhos dos livros não faziam jus aos dois metros e meio do monstro. A cor da penugem branca de sua cabeça mudava conforme ia se aproximando e se mesclando ao pelo marrom do restante de seu corpo."

O Urso Coruja foi mais um dos monstros que nasceram a partir daquele lendário pacote de miniaturas de dinossauros, como Tony DiTerlizzi (um dos meus ilustradores favoritos de D&D) nos conta em seu blog:

"Inicialmente, Tim não colocou o Urso Coruja como um dos monstros inspirados pelo saco de brinquedos, mas ele apareceu mais tarde (Tim confirmou isso depois em nossas correspondências)" (Traduzido de http://diterlizzi.com/home/owlbears-rust-monsters-and-bulettes-oh-my/)

Comparando o bonequinho com a ilustração original do Urso Coruja, essa influência fica ainda mais clara, como vocês podem ver na foto que DiTerlizzi também colocou em seu blog.

É cara de um, bico-focinho de outro
Assim como o Beholder, o Urso Coruja teve sua primeira aparição no suplemento Greyhawk, de 1975. Depois, ele ainda retornou em Eldritch Wizardry antes de ser parte do primeiro Livro dos Monstros, em 1977.

A partir daí, o Urso Coruja se tornou figurinha carimbada de Dungeons & Dragons, aparecendo em todas as edições do jogo e ganhando até mesmo algumas variações, como o Urso Coruja Alado e o Urso Coruja Esqueleto.

E todo esse sucesso não se limitou ao D&D. O Urso Coruja está presente em Pathfinder, um sistema fortemente inspirado pela edição 3.5 de D&D.

Além de Pathfinder, o Urso Coruja também aparece em vários retro-clones como Swords & Wizardry, Labyrinth Lords e Dungeon Crawl Classics.

Pra finalizar, temos que lembrar que o Urso Coruja também já marcou presença em outras mídias. Dos Wildkin de Warcraft, aos Urstrix de Final Fantasy 12, essa criatura é presença certa em jogos de videogame. Mas sem dúvida, a aparição mais surpreendente de um Urso Coruja é nas páginas da edição 10 da revista de My Little Pony, como vocês podem ver abaixo.

Com direito a uma piadinha, ainda por cima
E ficaremos por aqui essa semana, pessoal. Espero que tenham curtido mais essa coluna. Como sempre, entrem na conversa aí nos comentários. Deixem suas sugestões, comentários e o que mais quiserem. Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário