sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Usando aventuras prontas


     Sempre torci o nariz com aventuras prontas e sei que não sou o único. Quando iniciei no hobby, simplesmente não via sentido em usar uma história escrita por terceiros e que não levava em conta as peculiaridades do meu grupo de jogo. Mas felizmente, hoje reconheço a utilidade e a importância das aventuras prontas. Abaixo, pontuo 5 vantagens de tal recurso:

O tom certo: aventuras prontas têm como um dos objetivos, apresentar um cenário, um novo sistema ou uma nova proposta de jogo. Elas tendem a ilustrar mais facilmente o que o jogo tem a oferecer para o Mestre e para os jogadores. Depois de ler e jogar uma aventura pronta, com certeza você terá muito mais bagagem para escrever as suas.

Inspiração: muitas aventuras por aí, apresentam idéias e tramas tão interessantes que nos anima a jogar imediatamente. Você se pega pensando: “Preciso ver como os jogadores solucionarão esse dilema”, “Como vão derrotar essa criatura?”. No meu caso, fiquei bastante curioso quando narrei a aventura Doom of Savage Kings (do Dungeon Crawl Classics), pois queria ver como o meu grupo iria derrotar uma criatura que não podia ser morta!

Soluções diferentes: muitos podem questionar: “Mas depois de narrar uma aventura pronta, ela será inútil!” Aí que você se engana! Experimente agora, jogar com outro grupo. Será muito interessante para o Mestre, ver outras pessoas pensando de forma diferente e até criando soluções alternativas para os mesmos desafios propostos.

Ótimas para eventos: ter um livreto organizado com a trama é ótimo para apresentar o hobby para novos jogadores. Com a prática, ela estará decorada e só vai usar para consultar alguns detalhes como mapas, estatísticas, etc. No mais, os jogadores vão embora e ficar com o título da aventura na cabeça, relembrando sempre da experiência que teve. Se você utilizou uma aventura pronta, ele pode ir atrás da mesma e continuar a corrente que você iniciou.

Desconstrua: aventuras prontas servem perfeitamente como matéria-prima semi-lapidada para o Mestre. Nada irá te impedir de mudar o que desejar. Pode ser que não goste de como foi estabelecido o combate final, mas a parte de investigação pelos becos da cidade parece ótimo! Logo, é um belo exercício, peneirar as cenas que te agradam ou não.

OBS: muitos acham que existe outra vantagem no uso das aventuras prontas que é o Tempo de Preparação. Mas acaba ficando “elas por elas”, pois o tempo que levaria para ESCREVER uma nova trama, você vai levar para ESTUDAR a trama. Na verdade, muita gente fica frustrada com aventura pronta, pois acha que é só abrir o livro e ir lendo conforme o grupo avança. Definitivamente elas não funcionam assim! Você tem que conhecer totalmente  a aventura que irá narrar. Saber como lidar se um NPC morrer e as conseqüências de escolhas erradas (ou apenas não previstas por você e pelo material).

Abraço e bons jogos a todos!  

6 comentários:

  1. Uma das melhores coisas de aventuras prontas é que elas são ótimas para iniciantes. Tanto mestres quanto jogadores.
    Além disso, é ótimo usar como base e mudar tudo o que você quiser mudar pra caber melhor pro seu grupo.
    PS: Gostei de ver o Deuses Americanos ali do lado. Baita livro, meu favorito do Gaiman.

    ResponderExcluir
  2. Perfeitamente colocado Miguel. Comecei a ler ontem! Em breve terá minha resenha dele aqui. Finalmente vou ler, depois de você me indicar por anos!!! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Aventuras prontas é sempre uma grande pedida, principalmente se for bem conduzida pelo mestre. Existem algumas aventuras prontas que são muito famosas, entre elas o Temple of Elemental Evil (que até hoje eu sinto e não entendo porque não tem em português) Acho que este tema é tão forte, que merecia mais uma matéria com uma lista de boas aventuras prontas. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotada sua sugestão. Parte 2 será sobre as aventuras memoráveis. Grande abraço!

      Excluir
  4. Acabei de lembrar outra coisa legal de aventuras prontas, mas essa é mais pessoal: Nostalgia.
    Lembro de quando comprava a Dragão Brasil todo mês (ou pra ser ainda mais nostálgico a "Só Aventuras") e ficava doido pra ver quais aventuras estavam lá e como poderia adaptá-las pra jogar com meus amigos... XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer! As aventuras da Dragão Brasil estão imortalizadas na memória! É muito bom relembrar com os amigos, as aventuras publicadas pela revista. Abraço!

      Excluir