segunda-feira, 13 de março de 2017

Explicando o nome do blog

    Mais de 1 ano depois, resolvo explicar o nome do blog. Recentemente, numa dessas tardes de RPG, estava reunido com meu grupo e um deles, ainda não havia visitado a página. Ele indagou o nome do blog e outro amigo (bem veloz na zoeira), respondeu por mim: “´Tomos de Sabedoria´, pois o Ranieri é muito sábio”. Todos rimos da piada, mas entendi as entrelinhas: soava pretensioso. De fato. Soa mesmo. Daí me senti na obrigação de explicar o nome para o meu grupo e de quebra, deixar registrado aqui para os leitores, a simples curiosidade.
    Tudo começou com uma confusão minha a respeito do título da matéria da Dragon Magazine Nº 01 da Abril Jovem, na década de 90: o título correto era TEMPLOS DA SABEDORIA. Em um episódio de dislexia bizarra, na minha mente ficou uma falsa memória que a matéria se chamava TOMOS DE SABEDORIA. Não me culpe, tinha 8 anos e li apenas uma vez aquela matéria: na casa de um amigo meu. Foi só isso: fiquei com o título errado na cabeça, por anos! No final, já gostava e estava acostumado com a sonoridade das palavras.
    Alguns anos depois, ainda fiz uso do nome errado através de um outro amigo que jogava de clérigo. O personagem dele buscava tomos perdidos no deserto, ele contou uma história que me convenceu: homens-escorpiões que guardavam livros antigos em criptas. Esses preciosos livros aumentavam em 1 ponto, um atributo específico, de quem lia suas páginas. Eles adentraram a masmorra e depois de quase sofrerem um TPK, conseguiram apenas um dos livros. Adivinha qual era o nome? O Tomo da Sabedoria, que era o livro que o clérigo mais desejava. O grupo desistiu de ir atrás dos outros 5 (era um para cada atributo), mas o nome mais uma vez, ficou imortalizado em minha mente.
    No mais, o blog tem objetivos bem simples: debater experiências pessoais na mesa de jogo, colocar algumas dicas e registrar o que ando lendo e jogando. Claro, incluindo relatos nostálgicos dos jogos que joguei nos anos 90 (posts que a galera aparentemente, curte bastante). A saber, o post original da Dragon Magazine (da autoria de Leonardo Cruz), inconscientemente, me marcou profundamente, mostrando o tipo de post que eu mais gosto de ler: uma matéria livre de regras, inspiradora para o Mestre e com teor histórico.


 Bons jogos a todos.  

5 comentários: