quarta-feira, 22 de março de 2017

Papo de Monstro - Beholder

Olá, pessoal! Meu nome é Miguel Peters e gostaria de lhes apresentar a mais nova coluna do blog Tomos de Sabedoria: O Papo de Monstro!

O objetivo dessa coluna é simples: Vamos analisar os monstros de diversos produtos da nossa cultura pop (RPG, jogos, quadrinhos, desenhos, filmes) para entendermos um pouquinho mais sobre eles. Saber de onde vieram suas inspirações, por que foram criados, esse tipo de coisa.

Para começar em grande estilo, vamos falar de um dos monstros mais icônicos e famosos do RPG de mesa. Uma criatura tão marcante que já foi retratada em filmes, jogos e diversas outras mídias.

A criatura flutua poucos metros à frente de vocês. Um corpo redondo com um grande olho que nunca pisca. Logo abaixo, vocês podem ver uma enorme boca, repleta de dentes muito afiados. Desse corpo flutuante saem diversos tentáculos, cada um deles possui um pequeno olho em sua ponta...

O Beholder (ou observador, em português) foi criado por Terry Kuntz e Gary Gygax e fez sua “estreia” na capa de Greyhawk (confiram a imagem abaixo), o primeiro suplemento lançado para Dungeons & Dragons, em 1975.

O Beholder na capa de Greyhawk

Segundo Rob Kuntz, o Beholder imaginado por seu irmão não era exatamente igual à versão que Gygax acabou usando em Greyhawk.

“O Beholder de Terry era bem diferente, principalmente pela forma que meu irmão o apresentou: um conto curto, que detalhava sua ecologia e família. (...) Na ideia de Terry, eles eram criaturas raras e mal compreendidas; vivendo sozinhas em áreas isoladas. Ao receber o material de Terry, Gygax o tornou mais genérico, o que deixou a criatura menos impressionante.”
(Traduzido de - http://odd74.proboards.com/post/58064)

Após essa primeira publicação, o Beholder foi se tornando um dos ícones do D&D e da cultura pop em geral. Sites como o io9 e revistas como a Wizard já o colocaram como um dos monstros mais memoráveis dos jogos de RPG.
Claro que esse sucesso não ficaria restrito às nossas mesas e mentes. O Beholder já se fez presente em diversos filmes e desenhos animados. Sem dúvida, a mais famosa aparição desse monstro na cultura pop é sua participação em Caverna do Dragão; o monstro tem um episódio inteiro dedicado a ele. O observador também faz uma ponta no filme oficial de Dungeons & Dragons.
O Beholder em Caverna do Dragão 
Além disso, o Beholder também inspirou criaturas de outros autores, como o monstro flutuante de Aventureiros do Bairro Proibido e o “Espiada” de Apenas um Show.

Espiada, o "Beholder" de Apenas um Show

Aventureiros do Bairro Proibido 
Atualmente, o Beholder é tratado e protegido pela Wizards of the Coast como uma das principais identidades visuais e criativas de Dungeons & Dragons. Demonstrando, sem sombra de dúvidas, o quão icônico esse monstro se tornou na mente de todos os jogadores.

Bom, pessoal. Essa foi nossa primeira coluna. Espero que tenham gostado.
Se quiserem saber mais sobre mim e ler mais alguns textos, me sigam no Twitter: @miguelpeters.

Até a próxima!

9 comentários:

  1. Mandou bem Miguelito, que postagem bacana, bem escrita, interessante. Parabéns
    Deixou o "Tomos de Sabedoria" com um ar mais humilde, me senti até bem lendo.
    Agora sim, um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, você me paga! Mas sim, Miguel mandou muito bem. Tomara que ele se empolgue para dar continuidade a essa série de curiosidades. Abraço!

      Excluir
    2. Valeu, Marcos! E Rani, pode ficar tranquilo que vem mais por aí

      Excluir
    3. Contemple minha vingança, Marcos: http://www.captiongenerator.com/421282/Beldar-o-brbaro

      Excluir
    4. Ficou irado Miguel, o Beholder realmente é tão pop quanto o papa.
      É até difícil de ver um mmorpg que não tenha uma criatura similar ao Beholder, no World of Warcraft tem pelo menos uns 5 chefões com a estrutura parecida.
      Só acho que faltou comentar sobre os raios que saem dos seus tentáculos, apesar de que isso deve ser relativamente novo em tempo de Beholder kkk

      Excluir
    5. Não é novo não. Na verdade cada olho tem um poder diferente. O central, emite um cone anti-magia. Melhor mostro pra garantir um TPK... Kkkkk. Abraço.

      Excluir
  2. Me lembrou uma versão "planta" dele no Altered Beast https://www.youtube.com/watch?v=u-xGc3m3gcI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela lembrança. kkkkk...Tinha me esquecido disso! Abraço!

      Excluir
    2. Eita, esse realmente fugiu da minha memória!

      Excluir