sábado, 20 de agosto de 2022

Nota de falecimento: Marcelo Ferrari

 

Marcelo Ferrari tinha verdadeira paixão pelos seus projetos.

Essa semana recebi uma notícia muito triste: a nota de falecimento de Marcelo Ferrari, um dos pioneiros em nossa blogosfera e podosfera, dois termos que acredito que já tenham até caído em desuso, mas enfim... Marcelo Ferrari lá atrás, era Marcelo Dior e era o dono do blog Terceira Terra, liderando o site com o seu carro-chefe. o podcast Vozes da Terceira Terra. Eu não podia deixar de registrar essa perda aqui no blog, pois fui inspirado pelo Marcelo não só uma, mas diversas vezes. Foi pelo trabalho dele que iniciei com a minha esposa, meu próprio podcast no Terceira Terra, o Dimensão 7. Marcelo era muito acessível, gente boa e humilde, abrindo espaço para todos que tinham interesse em participar de seu projeto, propondo apenas um único teste: gravar, editar e enviar pra ele 3 episódios. Era a “prova de fogo”, dizia ele. Pois muitos desistiam nesse curto processo, pois quando colocavam a “mão na massa”, entendiam que era muito mais complexo do que imaginam e que demandava disciplina e dinâmica para tocar o show.

Disciplina e dinâmica, eram dois aspectos que o Marcelo dominava muito bem, a propósito. Com uma voz bastante profissional, edição atenciosa e muito culto, seu podcast estreou em 6 de outubro de 2008 e revezava entre pautas curtas, pautas longas, papos freestyle, resenhas, notícias e opiniões e um senso de humor genuinamente britânico. Essa época iniciada em 2008 especificamente, me marcou demais, pois fazia faculdade e ainda estagiava. Saía tarde da Barra da Tijuca para voltar para a casa e era sempre um momento muito pessoal, escutar seus episódios no transporte público. Eu nem tinha costume de ouvir podcast, mas nasceu ali: com o programa que ele montava com os amigos. Era um momento onde me desligava completamente e a viagem passava num piscar de olhos. Marcelo também gerenciava o Fórum TPK, um espaço que aproximou muitos jogadores de RPG, tornando em seu relativamente curto tempo de vida, uma rede social totalmente nichada e muito importante para nosso hobby.

Ainda tive contato com o Marcelo Dior em outros momentos, e o mais divertido foi quando fui sorteado por ele para apresentar o Vozes da Terceira Terra de Abril de 2012 com meus amigos pessoais. Em cada ano, no mês da mentira ele "trollava" os ouvintes e cada show era apresentado por um time de outro cast. Era bem bacana essa ação. Assim, ele deu total autonomia e gravamos um episódio bem divertido sobre Backgrounds. Depois disso ainda virei colunista no Notícias da Terceira Terra, o blog-irmão que trazia novidades e ensaios sobre quadrinhos e jogos em geral. Escrever ali, plantou a semente que mais tarde me faria montar o Tomos. Foi com ele que conheci Savage Worlds (que ele defendia com unhas e dentes como o sistema ideal para jogar qualquer coisa), com ele também, aprendi a entender melhor a proposta do D&D 4ª edição (e como essa edição é amigável com iniciantes) e que Council Of Wyrms da TSR era de fato, jogável! Por fim, outro fator muito importante no sucesso dos podcasts do Marcelo, era que ele não subestimava a inteligância de seus ouvintes. E acredite: isso é raro!

Sei que, definitivamente, não sou o único em nossa comunidade que foi atingido direta ou indiretamente pelo ótimo trabalho do Marcelo Ferrari. Ao longo dos anos, depois de fechado o ciclo tanto do podcast dele, quanto o do meu, ainda troquei alguns e-mails espaçados com ele, e o último foi em 2018. Perguntando se ele tinha parado de jogar RPG mesmo, pois lembro que ele tinha vendido quase tudo da coleção. Ele disse que não tinha mais tempo e muita paciência mais para campanhas longas, o clichê do zero to hero e tal, e que estava dedicando tempo livre aos boardgames, entrando até mesmo como um dos apresentadores da empresa Gamerati no canal oficial da empresa no Youtube.  Infelizmente, nunca o conheci pessoalmente, mas sei que fui afetado como a perda de um amigo de infância.

Não é que o Marcelo fará falta. Ele já estava fazendo falta desde o fim do Vozes da Terceira Terra e só tenho a agradecer a ele por ter me permitido ter ocupado um pequeno espaço nessa história.

A título de curiosidade, Marcelo ficava intrigado como o nosso podcast sobre Novelas Mexicanas era o podcast mais ouvido do site. Ele me perguntava se eu tinha alavancado de alguma forma, pagado anúncio e tal; e eu dizia que não, que era uma anomalia mesmo, que provavelmente aconteceu de maneira orgânica a difusão do tal episódio.  Ele achava esse fato super bizarro! E era mesmo.

Para concluir, confira a bela homenagem que companheiros do site gravaram para ele essa semana NESSE LINK.

O Tomos de Sabedoria deseja força para a esposa e a família do Marcelo nesse momento.   

Meus sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário