segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Relato de campanha: A Saga das Runas Parte 03



A criatura imensa, feita de magma, dispara contra o teto de pedra, causando um desabamento no túnel. Os nossos anões estão presos na câmara com o último guardião! A primeira decisão do grupo é se dispersar, Goblet passa em mais um teste de Furtividade (uma de suas habilidades de ladrão) para se esconder nas sombras da caverna. NOTA: é incrível como o jogador do Goblet passa em 90% dos testes de Furtividade, tendo apenas 15% nessa habilidade!

A fera de magma começa a disparar outra de suas pedras incandescentes, mas felizmente erra os anões (criaturas grandes ou imensas, recebem um penal de 4 para acertar essa raça, de acordo com o Player´s Handbook). Eles olham ao redor para estudar as piscinas de magma, que pontuam vários espaços do ambiente. Goblet e Gillius são os primeiros a notar que essas piscinas podem ser fechadas, assim como o acesso ao rio de magma. Gillius corre para fechar o acesso principal do rio de lava, mas no caminho é acertado por uma das pedras de fogo da criatura. Entretanto, ainda assim, é capaz de fechar a plataforma, cortando o fluxo de lava.



Gimli e Gurin também fecham outros acessos, mas percebem que só o principal, afeta a criatura, parte dela começa a se enrijecer, mas é um processo demorado. A criatura não deixará barato. Ela continua a disparar, mas seus ataques erram Gurin, que aparentemente é visando em grande parte do embate. Num dado momento, a criatura vacila e vai para a borda, de onde os anões sacam suas armas para atacar diretamente (representando a falha crítica que ela tirou nesse momento). Apenas Gimli, por estar bem ferido dos combates da sessão anterior, fica de longe arremessando pedras que encontra no chão.


Gurin e Gillius atacam freneticamente, acertando quase todos os golpes. Cada machadada, tira lascas de magma do gigante. Gurin, usando Silverado (o machado de prata emprestado por Roslof), acerta o golpe fatal. A criatura feita de magma tomba, se desfazendo no chão fervente onde momentos atrás corria o rio de lava. Por fim, a terceira e última pedra rúnica de revela entre as pedras que compunham o monstro. O grupo prontamente se põe a trabalhar para liberar o túnel. Nada tão complicado, tendo em vista que são anões. 

Feito isso, rumam diretamente para a porta de metal encontrada na 1a sessão, ela possuía três slots redondos, que logo são preenchidos pelas runas. Um barulho. Seguido de um brilho azulado da própria porta, revela seu interior: o cofre intocável de Turovar Barba-longa o Mestre da Forja que outrora trabalhou com as runas e liderou vários clãs anões. A gloria a tempo perdida dessa raça, é mais uma vez contemplada! Iluminado por uma luz artificial azulada, o aposento revela 5 tesouros e uma estante com lingotes de ouro. Os cinco tesouros, são os itens forjados por Turovar para que os campeões da cidadela, pudessem proteger a forja. Os itens são: um par de braceletes, uma cota de malha prateada, uma espada longa, um machado de batalha e um elmo fechado também de prata. O grupo distribui os itens e os lingotes. Missão cumprida, eles podem retornar para Roslof com as runas. 

O cofre de Turovar Barbalonga
Uma vez lá em cima, o grupo decide onde vai acampar para recobrar dos ferimentos. Também acertam o pagamento com Thomas, o maneta (o humano caçador que foi contratado na 1a sessão), que os ajudou até ali. Ele diz ter sido uma honra lutar ao lado deles. Mas nesse momento, poeira originada de galopes é avistado ao longe. Todos decidem se esconder atrás de arbustos. Mas assim que o grupo de 5 homens é avistado, Thomas os reconhecem, são outros caçadores de pele da região. Eles param na borda da fenda e chamam por Thomas lá embaixo. Os anões e o peleiro se revelam de trás da vegetação.

“Pelos deuses, Thomas! Finalmente te encontramos! Obadiah, nosso líder, foi sequestrado noite passada. Foi levado por um bugbear e seus lacaios. Alguns dos nossos homens foram emboscados e estão feridos lá no acampamento... não podemos deixar nosso líder a mercê daquelas criaturas.”

Thomas, também ferido, estava se preparando para subir no cavalo quando os anões percebem uma oportunidade de conquistar a graça definitiva dos caçadores e de Larissa, que não teve uma boa impressão do grupo na 1a sessão. “Nós iremos ajudar. Para onde esse grupo levou o refém? “ – os anões indagam. “Uma antiga torre, que foi palco de uma batalha entre feiticeiros, décadas atrás. Só sobrou ruínas e pedras queimadas. Bem ao sul, seguindo esse passo entre as colinas.”

Como estava anoitecendo, o grupo descansa para partir em direção da torre em ruínas pela manhã. No trajeto, Goblet avista uma estátua de um deus serpente entre as pedras, que o deixa intrigado. De uma fenda, atrás da estátua, surge uma naja e da escuridão além, olhos estranhos e grandes. Ele volta para a trilha. “- Deuses estranhos habitam e eram venerados nesse local, muito tempo atrás.” – explica um dos caçadores.

Algumas horas depois o grupo chega a torre arruinada. Os caçadores vão por cima da colina, com arcos em prontidão. Os anões decidem ir pela trilha principal que leva ao cativeiro. Goblet assustadoramente, passa em mais um teste de Furtividade. Seu plano é pegar um dos norkers vigias de surpresa com seu ataque furtivo. Êxito! Um dos guardas é morto por sua adaga e o segundo por Gillius que vem em carga. O barulho chama atenção dos norkers e de seu líder no interior da torre. Mais um combate se inicia. 

Pela manhã, se aproximando da torre em ruínas
Os arqueiros lá de cima, escutam o sinal e disparam para ajudar os anões, mas minha sorte nos dados, me abandonou completamente nesse ponto, resultando nisso aqui:

"PUTZ!"
Dois dos arqueiros se desequilibram no alto das colinas, caindo para a morte nas pedras arruinadas na torre. Os norkers riem da desgraça alheia e atacam, mas os anões bloqueiam quase todos os golpes das machadinhas de pedra. Soggath, o bugbear e líder do bando tem duas armas, mas Goblet, de cima da torre consegue fisgar e prender um dos machados com seu arpéu. 

"Destruam esses anões!" - Soggath exclama para os lacaios.
Gillius, Gimli e Gurin passam suas armas sem problemas, causando baixas severas nos goblinóides. Soggath consegue acertar Gimli que fica com 1 ponto de vida! Um dos norkers acerta Gillius por trás, mas em pouco tempo, só resta Soggath em pé. Nesse momento, Gillius dá o golpe de misericórdia saltando sobre o líder do bando e o derrubando. O último golpe destrói o tórax do vilão.
 
Gillius em um momento de glória!
Gurin por sua vez, ajudar a solta as cordas de Obadiah, líder dos peleiros, que agradece o resgate, dizendo que fez mal julgamento dos anões e que certamente Larissa e todos do vilarejo ficarão felizes com eles. E de fato, quando chegam na Vila das Colinas Uivantes, os anões são recebidos como heróis, Larissa se desculpa pela antipatia do primeiro encontro, dizendo que ela temia pela segurança do povo. Para compensar, ela diz que a hospedagem e refeição serão gratuitas enquanto eles ficarem na região. Roslof, está entre a multidão e se aproxima quando os anões lhe entregam as famigeradas pedras rúnicas. Emocionado, ele abraça e agradece aos parentes. “Em três dias partirei para entregar essas joias ao Grande Conselho! Vou precisar de guardas para a caravana. Seria uma honra se vocês me acompanhassem, irei apresentá-los ao Príncipe Olinstaad Corond! Topam?” – os anões aceitam o convite e se preparam para partir em três dias. Reabastecem tochas, provisões e algumas armas perdidas, principalmente Gurin que perdera 2 para um dos guardiões.

Um novo horizonte se abre diante dos aventureiros. Despedidas são feitas no terceiro dia da estada deles ali. Talvez nunca mais voltem à essa região, pois Greyhawk é grande e há muito a ser feito. Próxima sessão: jornada para o Principado de Ulek! A caravana parte com Roslof cantando The Axe of Honor: 


FIM DA TERCEIRA SESSÃO

Hexágonos explorados:

M4/60 – Vila das Colinas Uivantes
L4/60 – Trilha dos caçadores e acampamento
K4/60 – A Forja Perdida
J4/61 – A Torre Arcana em Ruínas

Premiação em pontos de experiência da 3a sessão:

400 – por derrotarem o terceiro guardião.  
400 – terem ajudado no resgate a Obadiah.
300 – pelos norkers e Soggath
200 – por terem aceitado o convite de Roslof se proteger a caravana até o Principado.

XP final: 1.300 para cada jogador, menos para Geia, cujo jogador faltou a sessão. (Gimli, Gurin sobem para o 2o nível, Goblet para o 3o nível)

Nenhum comentário:

Postar um comentário