sexta-feira, 18 de março de 2016

“Mestre, como já estou escondido, posso atacar, e me esconder de novo?”

Também conhecido como Síndrome de Assassin´s Creed.

Esse artigo foi redigido especificamente para o Dungeons & Dragons 5ª edição, mas trabalha bastante do bom senso, logo, você pode achar interessante para qualquer outro jogo que esteja rolando em sua mesa. Já vi essa situação acontecer várias vezes e vi alguns fóruns gringos com discussões amigáveis acerca dessa malandragem do ladino.

A manobra é a seguinte: o malaco está furtivo, ataca em vantagem, usando o sneak attack e depois de infringir dor e agonia veloz, tenta voltar para as sombras, como se nada tivesse acontecido.

Daí, a pergunta: “pode isso?” Para responder essa questão, consideremos os prints abaixo, retirados do Player´s Handbook:


O primeiro e o terceiro parágrafos são de grande importância para nossa questão:

Quando você tentar se esconder, faça um teste de Destreza (Furtividade). Até você ser descoberto ou parar de tentar se esconder, o resultado será a dificuldade para um teste de Sabedoria (percepção) de qualquer criatura que conscientemente, procure por sinais de sua presença.

Em combate, a maioria das criaturas permanece em alerta por sinais de perigo ao redor, logo, se você sair do esconderijo e se aproximar, geralmente a criatura irá te perceber. Entretanto, sob determinadas situações, o Mestre pode permiti-lo se manter escondido de uma criaturas que esteja distraída, permitindo-o atacar em vantagem.

Perceba que a última palavra é o Mestre. Talvez o alvo esteja sonolento, prestando atenção em algo mais urgente (como um incêndio ou uma discussão do outro lado da rua). Agora sim, o ladino pode usar seu sneak attack, tendo em vista que atacou em Vantagem.

A próxima questão é se ele pode retornar imediatamente para as sombras, encontrando assim, um novo esconderijo. De imediato, a resposta é não, pois ele já fez sua ação principal. Porém, no 2º nível, o ladino na 5ª edição do D&D, recebe a habilidade Cunning Action, como visto no print abaixo:


Agora as coisas mudaram: a partir desse nível, ele é capaz de realizar uma ação bônus para uma dessas coisas: correr, se desvencilhar ou se esconder. Ou seja, o combo está correto. Entretanto, por bom senso, o Mestre tem 3 opções nesse ponto, usado o primeiro print como recurso:

1ª opção: permitir o teste normalmente.
2ª opção: permitir que ele faça o teste MAS em Desvantagem.
3ª opção: não permitir o teste pois não existe ao redor, um esconderijo adequado.

Conclusão

O combo é possível, mas com as ressalvas apontadas. Para ser aplicado, mostre que o jogador deve se preocupar com o ambiente ao redor, os elementos que podem ser usados para aplicar tal manobra. Essa medida, vai evitar que ele aplique o combo como se estivesse em um videogame. Não é um quicktime event e sim, a recompensa por uma estratégia elaborada de ante-mão. Espero que tenham gostado do estudo e se você usa uma medida diferente para esse tipo de manobra, exponha nos comentários.

Grande abraço e bons jogos para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário