quarta-feira, 5 de abril de 2017

Papo de Monstro - Tarrasque

Fechando a "trilogia inicial" de D&D da nossa coluna, vamos falar sobre uma das maiores ameaças que um grupo de jogadores pode enfrentar.

A guarda real evacua a cidade enquanto vocês sobem as muralhas para ver o que é essa criatura tão temida por todos. Antes mesmo de terminarem de avançar pelas escadas, vocês já podem ver o monstro: quinze metros de altura, um par de chifres enormes e uma boca capaz de engolir casas inteiras. Com cada passo do monstro, as próprias muralhas tremem... E vocês sentem um medo primordial começar a gelar suas colunas.

Ah, o Tarrasque. Esse monstro já destruiu inúmeros grupos de RPG que tiveram o azar de enfrentá-lo (eu mesmo já tive esse desprazer algumas vezes).

O Tarrasque em sua arte original

De acordo com Frank Mentzer, a criação do Tarrasque é responsabilidade (ou culpa) de François Marcela Froideval, que o criou para o Monster Manual II, de 1983. Desde então, a criatura se tornou figurinha carimbada do jogo, estando presente em todos as versões do Livro dos Monstros.

Gary, François e eu nos juntamos e fizemos o Monster Manual. A maior parte é do Gary, nós colocamos algumas coisas. O Tarrasque é de François. (Traduzido de: http://www.dragonsfoot.org/forums/viewtopic.php?f=11&t=33233&p=657998&hilit=Tarrasque+was+from+Francois#p657998)

Assim como a Pantera Deslocadora, o Tarrasque também teve sua cota de "inspiração externa". Dessa vez, ela veio da mitologia cristã (essa mesmo que você está pensando).

Tarascono - O "Tarrasque Cristão"
Sua história mais famosa está contada em "A Lenda Dourada", uma coletânea de histórias reunidas por volta de 1260. De acordo com a lenda, uma criatura chamada "Tarascono" aterrorizava a cidade de Nerluc, na região entre Arles e Avignon, na França.
O monstro só foi detido quando Santa Marta foi até ele e o imobilizou com orações e músicas. Ela levou a fera até os moradores, que enfim conseguiram matar a besta paralizada. Para comemorar a vitória, a cidade foi rebatizada como Tarascon, nome pelo qual ainda é conhecida.
Atualmente, Tarascon tem um festival anual para comemorar a data. Desfiles de moradores e carros alegóricos lembram do confronto contra a fera.

Carro alegórico do festival de Tarascon
Por hoje é só, galera. Espero que tenham gostado da origem inusitada de um dos monstros mais famosos (e infames) de Dungeons & Dragons. Nossa próxima coluna vai começar a falar de monstros fora do RPG, e o primeiro será de um clássico do terror.
Quem quiser ler mais sobre a criatura, aqui vão dois ótimos textos que achei enquanto pesquisava:
Esse, do Rafael Beltrame, fala bastante sobre o monstro no D&D. Enquanto esse, do Rolando Dados, foca mais na origem do monstro.

Uma curiosidade final sobre o "Lenda Dourada": nele também está presente a história de São Jorge matando um dragão, outra criatura que já virou sinônimo do nosso hobby favorito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário