segunda-feira, 16 de abril de 2018

Resenha: Vornheim – The Complete City Kit




Pense em tipos de exploração. Exploração de uma floresta, com seus jogadores seguindo a trilha até a clareira onde está o objetivo final. Ou então, eles adentram uma masmorra, abrem as portas, caem nas armadilhas, até chegar no aposento com o objetivo final. Você, como Mestre, criou os encontros e está tudo sob controle, certo? Mas o problema surge mesmo quando os PCs adentram a cidade. Cosmopolita, qualquer um e qualquer coisa pode ser encontrada ali. Muitos NPCs para gerenciar, muitos ambientes que os personagens podem adentrar sem aviso prévio. Afinal, eles querem saber qual é a taverna com os melhores preços, o ferreiro mais confiável e qual o caminho mais curto até o distrito portuário. Querem conhecer os dois extremos: o distrito nobre e o submundo. Logo, é fácil o Mestre perder o controle nesse ambiente. E Vornheim foi criado justamente para suprir essa demanda. Da dificuldade de muitos Mestres (dele inclusive) de manter interessante, esse cenário urbano.  

Escrito por Zak Smith e lançado em 2011, o autor já vinha fazendo certo sucesso em seu blog, ao misturar elementos das primeiras edições de D&D com a 3ª e até a 4ª edição (que era a mais recente na época). Vornheim é um compilado de suas anotações pessoais para sua campanha caseira e apresenta ideais e tabelas de como GERENCIAR Vornheim e não SOBRE Vornheim. E essa foi, sem dúvida, a receita de tamanho sucesso, pois ao invés de criar 300 páginas contando o passado, presente e futuro do seu cenário de campanha, ele cria e apresenta ferramentas para você dar vida e gerar detalhes riquíssimos com o mínimo de esforço e preparo. E obviamente, o que serve para gerenciar esse cenário urbano, serve para o seu!

Vornheim foi lançado sob o selo de Lamentations of the Flame Princess e é um suplemento OSR capa dura de 64 páginas, mas não o subestime! Cada canto do livro (e até a folha de rosto) está repleto de ideias, tabelas e ferramentas para criar NPCs instantâneos (e relações entre si), livros encontrados durante buscas em bibliotecas, gerador de ruas e distritos, tabelas de encontros urbanos, e muito mais. Tudo para criar uma experiência de urban crawl memorável na sua mesa de jogo.

Uma das mecânicas inventivas são a capa e a página final do livro que se tornam dropcharts. Simplesmente jogue um punhado de D4 e obtenha variados resultados. Digamos que o grupo começou a brigar na feira e apareceram guardas que rondavam por ali. Jogue apenas 1D4 no dropchart da capa, e você obtém informações como a Categoria de Armadura deles, pontos de vida, e o até número de guardas nessa ronda! A mesma capa permite ainda gerar estatísticas para NPCs guerreiros, ladinos, monstros, magos e até de animais. Permite gerar ataques mágicos e não mágicos, criar uma torre ou um depósito, variando andares, tamanho, número de aposentos, etc. É possível criar até venenos com essa tabela. Definir potência, duração, etc.


Para criar um distrito, por exemplo, experimente antes da sessão, elaborar umas dez ruas. Basta abrir o suplemento na última página e você encontrará um dropchart específico para isso. Basta lançar em cima, o número de D4 igual ao numero de estabelecimentos que deseja naquela rua e anote tudo. De acordo com eles, crie o nome da rua e pense em NPCs que combinariam com as locações sorteadas (ou jogue aleatoriamente em outra tabela do livro). Pronto, já tem um distrito finalizado. Basta juntar alguns desses distritos (dependendo do tamanho desejado da cidade) e terá seu cenário urbano pronto para ser explorado e crescer a partir desses pontos.  

Lance os dados e grite!
Mesmo que as primeiras páginas sejam dedicadas a falar um pouco sobre a cidade sombria e sua história macabra, as informações são abertas o suficiente para você usar as locações e NPCs apresentados em QUALQUER outro cenário urbano. Superstições do povo, festividades estranhas, localidades únicas e outras bizarrices que irei poupá-lo. “Ah, mas eu não jogo Lamentations of Flame Princess!” Sem problemas. O livro é quase livre de estatísticas e quando o faz é facilmente adaptável para qualquer edição ou releitura do Dungeons & Dragons. As tabelas e estatísticas até levam em conta se o seu jogo usa Categoria de Armadura crescente ou decrescente! Recentemente usei numa one shot de Lankhmar usando as regras de AD&D segunda edição é o resultado é espantoso!  


Por fim, Vornheim é praticamente a melhor invenção depois do pão fatiado, como dizem os americanos. Use para gerenciar qualquer ambiente urbano. Seja Waterdeep, uma cidade-estado de Dark Sun, Sigil, ou mesmo a capital do seu cenário caseiro. Tanto faz: esse livro será seu melhor recurso para elaborar ambientes urbanos verossímeis e NPCs dinâmicos, repletos de motivações e vínculos com outros NPCs. Tudo criado rapidamente com tabelas aleatórias realmente inspiradoras!

O livro físico pode ser comprado aqui: https://www.nobleknight.com/P/2147598170/
e o digital nesse LINK.

Abraço a todos e bons jogos!

5 comentários:

  1. Bem interessante! Fiquei tentado a comprar!

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    1. Esse livrinho não sai da mochila que levo para as sessões de jogo. Depois de ler, você passa a ter outra visão e outra abordagem para aventuras urbanas. Abraço!

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  2. Boa noite! Comprar nesse site é seguro? E qual a dica pra conseguir entrar no brasil sem problemas? Nunca pedi nada vindo de fora do país, queria saber se não precisa fazer nada por se tratar de livro ou se tem algum procedimento a mais pra não pagar imposto. Obrigado.

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    1. Bom dia, tudo bem? Comprar na noble knight é super seguro. Compro desde 2008 e nunca tive problemas. Livros são isentos de taxas. Mas tenha certeza de só colocar livros de fato no seu pedido. Comprar vários livros e 1 miniatura junto, já é o suficiente para a receita federal taxar tudo de uma vez. Além disso, sempre peço para eles especificarem que o pedido se trata de livros usados. Se precisar de outra ajuda, pode perguntar. Grande abraço!

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    2. Boa tarde, tudo jóia. Muito Obrigado pelas dicas!

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