quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Aventura do RPG no Brasil - As Aventuras Fantásticas

Como vimos em nossa última coluna, a série Lobo Solitário foi a pioneira em trazer o RPG para o Brasil em 1989. Apesar desse pioneirismo, ela não emplacou por aqui e poucos se lembram dela hoje. Foi no ano seguinte que chegou ao Brasil a série que iria popularizar de vez os livros-jogos e o RPG no país: Aventuras Fantásticas (Fighting Fantasy)

Olha aí que logo bonito!
Criada na Inglaterra por Steve Jackson e Ian Livingstone, a série Aventuras Fantásticas começou a ser publicada originalmente em 1982 com o livro The Warlock of Firetop Mountain. A série fez sucesso em seu país natal e logo começou a ser exportada e traduzida, chegando no Brasil em 1990 pela editora Marques Saraiva com o lançamento de A cidadela do Caos, o segundo livro da série (vai entender).

Olha a capa do primeiro livro aí
A mecânica e o formato inovadores fizeram com que a série logo caísse no gosto popular. Como disse Marcelo Cassaro em um texto na quarta edição da Dragão Brasil.

"O público brasileiro adorou a novidade. Resultado: a série Aventuras Fantásticas, além de tornar-se um tremendo sucesso de vendas, abriu caminho para a invasão em larga escala de outros RPGs - como Dungeons & Dragons e GURPS." (Dragão Brasil #4)

Uma prova disso pode ser vista na quantidade de lançamentos que a série teve em pouco tempo no mercado brasileiro, como conta o pesquisador Thomas Massao Fairchild em sua tese de doutorado.

"Pelo que indica uma propaganda da livraria Forbidden Planet, em 1994 a série Aventuras Fantásticas contava com 19 títulos." (Thomas Massao Fairchild - Link para Download)

Com toda essa popularidade, não é surpresa que a série Aventuras Fantásticas tenha sido o primeiro contato de muitas pessoas com o RPG (inclusive o meu). Até hoje me lembro de quando revirei um armário dos meus pais e acabei dando de cara com o livro Floresta da Destruição. Comecei a ler e fui fisgado na mesma hora.

O sucesso da série ainda levaria a Marques Saraiva a lançar outros livros do universo onde a série se passava, como os livros Titan - O Mundo de Aventuras Fantásticas, Out of the Pit - Saídos do Inferno e dois romances: As Crônicas de Trolltooth e Demonstealer - O Ladrão Demônio.

Atualmente, a série Aventuras Fantásticas está sendo publicada pela Editora Jambô desde 2009 e já conta com vinte edições, incluindo alguns títulos que ainda não haviam sido lançados no Brasil.

E vamos ficar por aqui, amigos. Sei que ainda temos assunto para falar sobre a série Aventuras Fantásticas e seus lançamentos no Brasil, mas eles ficam para uma próxima coluna.

E preparem-se, porque na próxima semana nós vamos falar sobre o primeiro grande sistema de RPG gringo a ser traduzido para nosso idioma: GURPS!

Abraços e até lá.

PS: O canal do youtube Dungeon 90 tem um vídeo muito bom sobre a série Aventuras Fantásticas. Quem quiser ver, é só clicar aqui.

2 comentários:

  1. Muito bom, Miguel. Engraçado que eu conheci os livros-jogos depois do RPG, e foi com você mesmo, que me emprestou O Feiticeiro da Montanha de Fogo e A Cidadela do Caos. Essa série me inspirou várias ideias para aventuras de AD&D também. Valeu por postar o link da tese (baixei pra ler com calma depois). No aguardo pelo post sobre o GURPS!

    ResponderExcluir