quinta-feira, 3 de novembro de 2016

O humor no Dungeon Crawl Classics


Uma das coisas que só percebi no DCC quando tive o livro em mãos, foram as tiras de cunho humorístico espalhadas pela obra. Simplesmente não havia dado a devida atenção a elas, uma vez que meu foco estava nas ilustrações mais chamativas e nas diferenciações em termos de regras que o jogo proporcionava. Logo me dei conta delas e minha primeira impressão foi: “ok, será que essas tirinhas deveriam estar aqui?” ou “elas combinam com o clima estabelecido pelo jogo?”. Quem já conhece essas tiras, sabe que elas possuem o intuito de ilustrar situações conhecidas APENAS por quem joga RPG há anos. São brincadeiras com esteriótipos, situações clichês, ou seja: piadas internas entre os jogadores.


Dito isso, apenas alguns meses atrás, fiz a engenharia reversa para perceber que as tiras fazem parte de um resgate ao Ad&d 1st edition. O Dungeons Master´s Guide é repleto delas. Mesmo naquela época, já haviam situações que todos os jogadores já tinham passado em suas mesas, que funcionariam como piada interna. Muito legal perceber que o DCC procurou homenagear cada aspecto das versões anteriores: a arte, a experiência de folhear um RPG pela primeira vez, enfrentar o desconhecido, mapear o inexplorado e ainda assim, estabelecendo sua própria identidade.

Essas três tiras são do Ad&d 1st edition.




Hoje, gosto muito dessa sacada e mostro as tiras para meus amigos sempre que possível. Faz parte de uma experiência leve e divertida ao passear por aquelas páginas. Na verdade, acho que com o retorno da Dragão Brasil, a revista podia adotar proposta semelhante para sua coluna de humor.


 Bons jogos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário