terça-feira, 3 de maio de 2016

A importância dos mapas.

Mapas enriquecem seu jogo.
Mais comum do que acreditamos, existem grupos por aí que não utilizam mapas em seus jogos. Não estou falando de grids de combate para miniaturas, e sim de mapas que ilustram onde seu jogo se passa. Mas por que isso é importante? Os mapas são representações poderosas de verossimilhança, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área do mundo ou do espaço geográfico onde seu jogo acontece. Mais do que simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que a humanidade, historicamente aliás, desenvolveu para expressar e compartilhar informações. Logo, podemos enumerar suas principais utilidades:

Localização: ok, essa é a mais básica e a mais importante. Um mapa errado e impreciso, pode frustrar completamente uma determinada busca ou missão em seu jogo. Seria interessante o grupo rumando para uma batalha para ajudar um rei e descobrir que alguém sabotou seu mapa. Assim, ele registra onde ficam as principais cidades, estradas, fortes, rios, o mar, as cidadelas de outras raças.

Comunicação: muitas informações são passadas através de um mapa. Locais perigosos, santuários, locais proibidos e até locais secretos podem ser passados para seus jogadores com essa ferramenta. Por fim, é um artigo caro e raro, para um camponês que nunca saiu de sua terra, um mapa não tem muita serventia, mas bardos, peregrinos, aventureiros e exploradores fariam qualquer coisa por um registro geográfico com informações claras e corretas.

Medir distancias: mapas ajudam a determinar a menor distancia entre o ponto A e o B. Pelo menos na teoria, certo? Mostre aos seus jogadores que é vital traçar uma rota até seu destino. Escolhas erradas (como escolher atravessar um atoleiro), pode ser a ruína logística de um confiante grupo de aventureiros de 10° nível.

Gatilho de situações: lembro que quando comecei a mestrar, não fazia aventuras propriamente ditas. O que eu fazia era simplesmente mapear o reino, depois as cidades e vilas, depois as tavernas e masmorras. A aventura era a exploração desses locais a partir das pistas dadas no mapa. Qual aventureiro resiste a uma ilha chamada ``Ilha da Caveira``, não é mesmo?

Esse mapa nasceu nos anos 90 para minha campanha de Ad&d!
Quando compro um livro de fantasia ou um novo RPG já vou procurar um mapa. Se não encontro, fico frustrado de fato. Por fim, fica mais essa dica que pode aprimorar seu jogo.


Bons jogos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário