Moradores de um vilarejo relatam vários raptos noturnos e
associam esses eventos nefastos à um forte abandonado nas
proximidades, ao qual voltou ter atividade. Conforme os aventureiros
adentram e exploram o local, vão obtendo informações sobre a
história da cidadela, de quem a construiu e a ameaça que ainda
existe em seu interior, sempre na esperança de resgatarem os aldeões
desaparecidos.
Como esperado, é uma aventura com vários méritos:
A marcante arte de Doug Kovacs: folhear material da Goodman
Games é sempre uma experiência única, é como estar diante do seu
primeiro RPG. As capas são sempre evocativas e é visível o cuidado
na identidade e no layout do produto que remete pura nostalgia.
O grupo frente ao forte arruinado. |
Clichês bem feitos: muitos fãs do DCC dizem que as aventuras
do Dungeon Crawl Classics fogem dos clichês. Não concordo, pois
esse módulo é repleto deles. Como no cinema e outras mídias,
clichês existem por uma razão. O problema geralmente é que eles
são usados sem identidade ou inovação, às vezes, gratuitamente.
Felizmente aqui, os elementos são muito bem trabalhados. As
armadilhas, os homens-fera, os boatos de um dragão adormecido, os
vitrais encontrados nas paredes, enriquecem a experiência do que
seria apenas “mais um dungeon crawling”.
Investigando a fundo! |
Altamente letal: como todo funil, cada jogador possui
geralmente 3 personagens de nível 0, e é normal nessa mecânica,
aprender com os próprios erros (e com os erros do amigo ao lado)
gradualmente. O mesmo processo não acontece muito bem quando se tem
um único personagem de nível 1. Logo, esteja avisado: existem
armadilhas, perigos e desafios mortais nesse forte aparentemente
abandonado.
Tentando decifrar os vitrais |
Parece “Sessão da tarde”: ruínas abandonadas, monstros
com cara de animais, rituais profanos e maldições são os
componentes básicos de um filme de aventura/fantasia dos anos 80 e
esse módulo entrega isso de bandeja para o seu grupo. E por não ser
uma aventura muito detalhada nem com mapas grandes, pode ser
finalizada em uma one-shot de 3 a 4 horas tranquilamente.
Por fim, é uma ótima aventura para apresentar o DCC ao seu grupo,
ou levar em eventos. Contém uma estrutura simples, mas que é capaz
de gerar cenas memoráveis, que ficarão na lembrança de todos que
adentraram aquele forte e navegaram naquele mar sem estrelas. E esse
não é o motivo ao qual jogamos RPG?
Abraço e bons jogos a todos!
Morri sem perdão nessa.
ResponderExcluirSacanagem
kkkkk, foi tenso.
ExcluirToda resenha OSR é muito bem vinda!
ResponderExcluirBom te ver por aqui. Sempre acompanhei seu trabalho. Obrigado por ler e comentar.
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