Em setembro foi lançada a aguardada “edição piloto” do fanzine do blog “Pontos de Experiência”, que dispensa apresentação. O zine possui 4 artigos: 3 escritos pelo próprio Diogo Nogueira e uma aventura escrita pelo Rafael Balbi. É um tremendo feito lançar algo assim nos dias de hoje e felizmente o material segue o mesmo nível de qualidade dos post que deixou o blog tão famoso. Segue minha análise dos artigos:
“Ocupações Alternativas”: um artigo breve que serve para encorajar o jogador a pensar “fora da caixa” e poder definir com liberdade, sua ocupação inicial. Quase sempre é possível escolher da lista oficial, mas o artigo é uma boa ferramenta quando desejar criar ocupações direcionadas ao gosto pessoal ou a um cenário de campanha específico. Logo, a criatividade é o limite!
“Jogando com vários personagens ao mesmo tempo”: esse artigo é muito útil, pois é uma das grandes estranhezas do DCC. Até o Juiz pode ficar confuso ao conduzir um grupo onde cada um possui de 2 a 4 personagens cada. Ele permite que todos atacarem ao mesmo tempo? Deixa todos tentarem decifrar a carta? Logo, o artigo apresenta formas não-mecânicas de caracterizar e dar vida aos aventureiros, tornando útil até mesmo para o Juiz personalizar seus NPCs.
“Traumas para personagens que sobreviveram a uma aventura funil”: esse artigo apresenta uma ferramenta ligada às consequências diretas da primeira aventura/desventura do grupo. Foi o meu artigo preferido, pois as possibilidades dramáticas com esses traumas são promissoras na mesa de jogo. O funil é de fato, uma experiência única e traumatizante para os aventureiros. Por fim, quem não ama uma tabela aleatória, certo?
“Olympic Crawl Classics”: essa aventura só pode ter saído de algum sonho doentio do Balbi e só ela, já vale o preço do zine. O material contém um lindo mapa old school, referências da cultura pop pra caçar, uma lista de personalidades do esporte e situações bizarras em cada encontro! É impossível não pensar “tenho que botar isso na mesa de jogo e ver a cara dos jogadores!”.
A revista old school pode ser comprada fisicamente por R$ 10,00 ou digitalmente por R$5,00 AQUI e vale cada centavo. São 18 páginas e ricamente ilustrado, dando o tom certo para o material. Imprimi em folhas amareladas para dar um toque especial no material e sugiro fazer o mesmo. Conclusão: o “Caveira Velha” está mais bonito e bem escrito que muitos zines gringo que coloquei a mão.
Que venham os outros números!
Demais! *-*
ResponderExcluirMemórias de uma Guerreira
Não deixe de conferir os outros posts do blog. Valeu por ler e comentar.
ExcluirJá pedi a minha, esperado ansioso para da uma olhada nessa aventura olímpica...
ResponderExcluirBoa! É ver pra crer! Abraço e obrigado por ler e comentar.
ExcluirTem como comprar essa zine de alguma forma? não recebi resposta do diogo nogueira
ResponderExcluirTente entrar em contato com ele pelo Facebook ou pelo Instagram. Acho que consegue comprar sim.
ExcluirVou tentar, obrigado pela resposta, tentei pelo twitter.
Excluir