É sempre bacana quando o grupo volta cheio de tesouros
de sua mais recente jornada. Vários perigos superados, alguns companheiros
tombados. É hora de voltar a cidade e comprar e renovar o equipamento. É nessa hora que, excitados,
os jogadores se voltam para o Mestre e dizem: vamos fazer compras. Queremos armas
e armaduras melhores! E é nessa hora que você diz:
“Bom, infelizmente o
ferreiro se mudou dois dias atrás. Há uma placa dizendo que ele se juntou a uma caravana
comercial. Ao que tudo indica, aqui havia pouco movimento."
A questão aqui, é ajudar você, Mestre, a colocar vida em
seu mundo. Aproveitar uma oportunidade diretamente voltada à economia do seu
mundo e criar um sopro de verossimilhança ao seu cenário de campanha. Pode ser
que na cidade que os heróis visitem nem tenha ferreiro, pode ser ainda que nela, só se
venda artigos voltados à mineração ou agricultura. O segredo é evitar que em
toda loja que o grupo entre, você abra o livro na página de equipamentos e
entregue o grupo como um garçom.
Pense em seu mundo de maneira verossímil. Porque em
todo vila ou cidade há espadas curtas, longas, bastardas, montantes, maças e
arcos? Nem em nossa realidade é possível encontrar tudo presencialmente, porque
seria assim em um mundo com estradas perigosas, cultos malignos e criaturas
nefastas espreitando na escuridão?
Perceba que rapidamente, esse pensamento semeia várias
ideias de aventura. Se o seu grupo deseja armaduras completas, eles terão que
procurar em um forte militar, em um castelo de lordes, ou encontrar um ferreiro
aposentado que trabalhou a vida toda construindo full plates para a corte do rei. Pode ser que os heróis só
encontrem arcos curtos à venda (pois eram mais acessíveis para a caça e exigiam
menos força) e para encontrarem arcos longos, terão que procurar rangers misteriosos
ou elfos escondidos. E olha que nem estamos falando de itens mágicos! Um simples arco
longo fomentou toda uma nova aventura. Isso certamente marcará seu grupo. e nem preciso dizer, esse tratamento pode ser feito com qualquer
jogo que estiver rolando em sua mesa.
O resultado final será um mundo mais coeso, onde o
grupo não dará por garantido os itens desejados, estarão à mercê de uma
economia básica funcional e dará um tempero adicional e divertido para sua
campanha.
Bons jogos a todos!
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