Na trilogia clássica,
principalmente no Episódio IV, Obi-Wan descreve as tropas imperiais como sendo
homens que não podem ser subornados, são perigosos e altamente treinados. Destruíram
friamente a fazendo de Luke e aniquilaram seus tios. Entretanto, nos filmes
posteriores e com o clonetroopers, eles
são tratados basicamente como lacaios robôs. Completamente desumanizados. Alguns
vão falar do universo expandido e da série Clone Wars, e sim, concordo com vocês,
nessas mídias citadas, de fato, são trabalhados elementos para individualizar esses
personagens e é onde quero chegar: a proposta desse artigo, é apontar como incorporaram
bastante disso no Episódio VII e como você pode aplicar ao seu jogo.
Pegando os stormtroopers da
trilogia clássica (que são humanos recrutados) e os stormtroopers da Primeira
Ordem (que são doutrinados), podemos considerar que são humanos que apesar da
frieza de combate, ainda perduram sentimentos e inseguranças (como mostrados em
filme de guerra). Na verdade, esse conflito é a premissa do personagem Finn em
seus primeiros momentos no filme. Aparentemente, Finn, não é um caso isolado,
devido a existência de um procedimento oficial de “redoutrinaçao” (citado pela
Capitã Phasma se não me engano).
Assim, não trate seus
stormtroopers como droids. Sendo humanos, eles podem fugir, podem repensar suas
estratégias, pensar em armadilhas e emboscadas ou tentar ludibriar completamente
seus oponentes para evitar um confronto direto. A cena onde os stormtroopers
escutam o acesso de raiva de Kylo Ren e decidem pegar outro caminho é perfeita pois
é engraçada, mas é mais que isso: ela é verossímil. Outro recurso que pode deixá-los ameaçadores são os
equipamentos de ponta. Um oponente melhor equipado é capaz de sobrepor portas
bloqueadas, causar mais estrago, possui armas mais letais, comunicadores que
funcionam em áreas onde nenhum outro aparelho funciona, etc.
Além disso, como mostra o
Episódio IV, eles podem ser um grande incômodo, por serem insubornáveis e paranóicos,
revistando cada veículo, casa e cantina a procura de espiões e simpatizantes dos
rebeldes.
Então fica aí a dica:
humanize seus stormtroopers, rondas e unidades imperiais devem ser sinônimos de
problema para seus jogadores e não “só mais uns soldadinhos pra matar.”
Bons jogos a todos!
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