Até essa sala que aparentemente está vazia, pode proporcionar uma pista ou fornecer uma vista inusitada de sua janela! |
Uma vez joguei com um Mestre que se dizia super old school,
experiente em todas as versões do Dungeons & Dragons. OK. Trama
se desenvolve daqui, um combate dali e finalmente, entramos em uma
masmorra. Tochas acessas, lanças na frente para detectar armadilhas,
todos atentos em cada esquina virada, em cada sala explorada. E nada,
nada e NADA naqueles cômodos! Bom, haviam monstros a serem
enfrentados e um boss, mas não havia verossimilhança e nem
contexto naquela dungeon. Por
isso eu peço:
a menos que tenha um motivo específico para tal, nunca deixe as
salas de sua masmorra vazias e sem contexto. Mas como fazer isso?
Bom, primeiramente, pense no que a
masmorra era antes de ser tomada pelos monstros e criaturas. Ela foi
uma prisão por muitos anos, então coloque, salas com correntes,
celas, armários com registros, qualquer
elemento que permita os jogadores refletirem (mesmo que
internamente), ¨Bom,
isso de fato foi uma prisão, essa porta que não permite ser
arrombada apenas comprova isso.¨
Talvez
sua masmorra tenha sido um antigo refugio de um mago, assim, coloque
pergaminhos, experimentos estranhos nas salas, símbolos estranhos no
teto, textos em outras línguas.
É extremamente frustrante para o
grupo andar e investigar salas onde o Mestre fale ¨vocês
entram numa sala grande, existe uma porta na direita e outra na
esquerda. Fora isso, não há nada mais pra ver¨
Repito: só ao menos que tenha um bom motivo para isso, talvez a sala esteja vazia
porque existe algo invisível magicamente ou simplesmente oculto. Até
um local abandonado `as pressas, deixa pistas do que provavelmente
aconteceu, de quem o habitou ou mesmo de quem o construiu.
E pense em como o espaço está sendo utilizado no presente, uma sala que outrora foi usada como escritório, agora é onde os orcs estão estocando comida, ou jogando baralho, a outra sala era uma biblioteca, mas os livros foram queimados para fazer fogueira agora... pegou a ideia?
Já
vi até mesmo, Mestres inseguros ou inexperientes (de propósito ou sem querer mesmo) recheando sua
masmorra com salas vazias para ¨
encher
lingüiça¨
e
ganhar tempo com outras coisas. Por fim, pra facilitar a sua vida
como Mestre, é melhor investir seu tempo montando uma masmorra
pequena mas cheia de detalhes e vida do que uma gigante, com cômodos
genéricos e vazios. Fica a dica!
Abraço
a todos e bons jogos!
Belo texto...
ResponderExcluirValeu Bruno, comentários fomentam novos posts. Acompanhe o blog para novidades!
ExcluirEu sempre fiquei pra morrer quando jogo com narrador que só descreve as salas que tem monstro ou armadilha...
ResponderExcluirE ainda tem gente que pergunta porque demoro tanto pra preparar aventura.