segunda-feira, 18 de abril de 2016

Diga não aos cômodos vazios!

Até essa sala que aparentemente está vazia, pode proporcionar uma pista
ou fornecer uma vista inusitada de sua janela!
Uma vez joguei com um Mestre que se dizia super old school, experiente em todas as versões do Dungeons & Dragons. OK. Trama se desenvolve daqui, um combate dali e finalmente, entramos em uma masmorra. Tochas acessas, lanças na frente para detectar armadilhas, todos atentos em cada esquina virada, em cada sala explorada. E nada, nada e NADA naqueles cômodos! Bom, haviam monstros a serem enfrentados e um boss, mas não havia verossimilhança e nem contexto naquela dungeon. Por isso eu peço: a menos que tenha um motivo específico para tal, nunca deixe as salas de sua masmorra vazias e sem contexto. Mas como fazer isso?

Bom, primeiramente, pense no que a masmorra era antes de ser tomada pelos monstros e criaturas. Ela foi uma prisão por muitos anos, então coloque, salas com correntes, celas, armários com registros, qualquer elemento que permita os jogadores refletirem (mesmo que internamente), ¨Bom, isso de fato foi uma prisão, essa porta que não permite ser arrombada apenas comprova isso.¨ Talvez sua masmorra tenha sido um antigo refugio de um mago, assim, coloque pergaminhos, experimentos estranhos nas salas, símbolos estranhos no teto, textos em outras línguas.

É extremamente frustrante para o grupo andar e investigar salas onde o Mestre fale ¨vocês entram numa sala grande, existe uma porta na direita e outra na esquerda. Fora isso, não há nada mais pra ver¨ Repito: só ao menos que tenha um bom motivo para isso, talvez a sala esteja vazia porque existe algo invisível magicamente ou simplesmente oculto. Até um local abandonado `as pressas, deixa pistas do que provavelmente aconteceu, de quem o habitou ou mesmo de quem o construiu.

E pense em como o espaço está sendo utilizado no presente, uma sala que outrora foi usada como escritório, agora é onde os orcs estão estocando comida, ou jogando baralho, a outra sala era uma biblioteca, mas os livros foram queimados para fazer fogueira agora... pegou a ideia? 

Já vi até mesmo, Mestres inseguros ou inexperientes (de propósito ou sem querer mesmo) recheando sua masmorra com salas vazias para ¨ encher lingüiça¨ e ganhar tempo com outras coisas. Por fim, pra facilitar a sua vida como Mestre, é melhor investir seu tempo montando uma masmorra pequena mas cheia de detalhes e vida do que uma gigante, com cômodos genéricos e vazios. Fica a dica!


Abraço a todos e bons jogos!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu Bruno, comentários fomentam novos posts. Acompanhe o blog para novidades!

      Excluir
  2. Eu sempre fiquei pra morrer quando jogo com narrador que só descreve as salas que tem monstro ou armadilha...
    E ainda tem gente que pergunta porque demoro tanto pra preparar aventura.

    ResponderExcluir