sábado, 23 de julho de 2016

Resenha: Dark Albion


 Dark Albion é um cenário lançado pela DOM Publishing ano passado e cobre o conturbado período de 30 anos ao qual se deu na Inglaterra, a Guerra das Rosas, logo, os anos de transição entre a Era Medieval e a Renascença inglesa. O que torna esse livro, maravilhoso, é a soma de muitos fatores: escrita clara e coesa, a pesquisa histórica, o compilado de lindas ilustrações do período (logo, todas em domínio público), belos mapas, uma ambientação inspiradora e por fim, o fato de ser um livro 90% voltado ao cenário. Deixando as poucas regras, para seu apêndice.

  O autor diz na introdução, que o livro nasceu em sua mesa de jogo quando embarcou nos jogos OSR (old school renaissance) e queria um cenário padrão para suas mesas de Dungeon Crawl Classics, Lamentations of Flame Princess, Fantastic Heroes & Witchery, entre outros. Rapidamente percebeu que sua obra tinha grande potencial.  

O cenário em sua base é a nossa Inglaterra histórica do século 15, mas possui inúmeros elementos fantásticos e uma abordagem dark-fantasy. Os clérigos possuem grande destaque, por exemplo, pois são escolhidos e treinados desde crianças pela Church of Unconquered Sun (equivalente à Igreja Católica e seus templários). São poucos os que conseguem viram Clérigos, esses caçadores do culto ao Caos e das Heresias Negras. Se existem elfos e anões? Existem poucos e são todos malignos, criaturas nefastas como qualquer outro tipo de demônio e lidar com eles nunca é uma boa idéia. Na verdade, acho que você nunca vai encontrá-los. O cenário proposto é totalmente voltado aos humanos, à Igreja, aos cultos e ao jogo de poder das Casas. Além disso, a classe social é um fator super importante, como a tendência ou os atributos do personagem. Para sortear, basta lançar 2D6 e consultar a tabela referente. Uma regra? Sim, mas que pode ser usada com qualquer jogo.  O livro de 275 páginas cobre todos os aspectos possíveis para um cenário detalhado: economia, geografia, as leis, o escopo social, eventos recentes, principais personalidades e as principais Casas atuantes. Ponto alto para as regras de criação dessas Casas e Famílias.


O livro só tem um problema. Você fica tão inspirado que não sabe qual sistema jogar! Pensei em usar primeiramente com o Dungeon Crawl Classics, depois pensei logo em Mago A Cruzada dos Feiticeiros, depois em Old Dragon pela simplicidade do sistema. Pensei até em tirar a poeira do AD&D para experimentar com esse incrível cenário. Dungeon World é uma ótima pedida também. Enquanto escrevo penso até em usar para uma desconstrução de Pendragon, com cavaleiros negros realizando pactos demoníacos, magias agonizantes, torturas em masmorras e os jogos de poder envolvendo as Grandes Casas. Uau! Pelo visto, Dark Albion terá vida longa na minha mesa!

Bons jogos a todos.

7 comentários:

  1. Caraca! Não imaginaria que eles lançariam algo assim. Fantástico!

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    1. Que legal que se interessou! Bom te ver por aqui. Abração!

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  2. Já me interessou só pelo cenário se basear na Guerra das duas Rosas. Onde eu consigo o livro físico? Quanto tempo demora para entregarem? Já que entramos nesse detalhe onde você compra as aventuras do DCC? Eu sempre pego os pdfs pelo Drive ThruRPG mas queria adquirir os livros físicos.

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    1. O livro físico pode ser encontrado no site lulu.com ou na amazon.com. A Amazon pede geralmente de 5 a 8 dias úteis para entregar (com o frete mais barato). Quanto as aventuras do DCC, só possuo 1 em versão física. As outras foram PDF adquiridas na DriveThruRPG mesmo. Abraço e obrigado por ler e comentar.

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    2. Cara muito obrigado, vou dar uma olhada no Amazon.

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  3. Chamou a atenção, sebe um sistema que leva as classes sociais em voga também? Crônicas RPG nacional e show de bola!

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    1. Verdade! Cheguei a folhear o Crônicas e percebi isso. Tenho curiosidade em experimentá-lo. Abraço, Arquimago!

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