sábado, 5 de janeiro de 2019

Usando o Treasure Dice


Decidi usar o meu Treasure Dice recentemente, tendo em vista minha campanha vindoura debatida nesse post. Entretanto, dei uma passo adiante, e elaborei as tabelas abaixo para serem usadas juntamente com o Treasure Dice. Pra tal, basta jogar JUNTO a ele, um D12 normal, obtendo simultaneamente, o tipo de de tesouro e o item específico. Pelo visto usarei bastante esse recurso para criar uma pilhagem on the fly. Note que esse dado não é pra gerar tesouros em grande escala ou significativos. Porém, são perfeitos justamente para criar um loot pontual: o que havia dentro e um cômodo aparentemente vazio, o que havia no corpo do goblin recém abatido pelo grupo, o que havia em cima da mesa onde os orcs jogavam cartas, dentro de um armário, pra citar alguns exemplos. A saber, o Treasure Dice possui 5 ícones, distribuídos por raridade, entre suas 12 faces: Moedas, gemas, objetos de arte, itens mundanos e itens mágicos. E claro, você pode usar esse dado com seu RPG de fantasia medieval favorito:

Moedas (1d12)
Item obtido
1
Bolsinha de couro com 1d10 moedas de cobre
2
Bolsinha de couro com 3d10 moedas de cobre
3
5 moedas de prata no bolso
4
Bolsinha de couro com 1d10 moedas de prata
5
Sacola de couro pequena com 4d10 moedas de prata
6
Bolsinha com 2d10 moedas de prata
7
Bolsinha com 3d10 moedas de prata
8
Bolsinha com 1d4 moedas de ouro
9
Bolsinha com 1d6 moedas de ouro
10
Bolsinha com 2d6 moedas de ouro
11
Pequeno baú com 1d100 moedas (DM escolhe o tipo)
12
Uma estranha moeda (seja o material, formato ou ícone gravado nela)

OBS: moedas se não forem encontradas no corpo da vítima, podem estar espalhas no aposento, se a vítima for uma criatura não inteligente, ou que não portaria tesouros.

Objetos de arte (1d12)
Item obtido
1
Pequeno soldado de chumbo
2
Bracelete artesanal
(1d6: 1-2 cobre, 3-4, prata,5-6 ouro)
3-5
Anel ou Brinco
(1d6: 1-2 cobre, 3-4, prata,5-6 ouro)
6
Capa de ótimo tecido
7
Estatueta
(1d6: 1-2 cobre, 3-4, prata,5-6 ouro)
8
Pintura a óleo
(1d6: 1-4 apenas decorativo, 5-6 peça valiosa)
9
Tomo decorado com pequenas gemas
(vale 1d20 moedas de ouro pelo acabamento)
(1d6: 1-2 lendas e mitos, 3- histórico, 4 – religioso,
5 diário de alguém importante, 6 tomo descrevendo um ritual bem sinistro! 
10
Máscara (vale 1d10 moedas de ouro)
1d6: 1-2 ritualística, 3-4 de baile, 5- réplica do rosto de alguém importante 6 – máscara disforme e bizarra.
11
Colar
(1d6: 1-2 cobre, 3-4, prata,5-6 ouro)
12
Prataria variada (potes, tigelas, canecas, etc)
(1d6: 1-3 baixo valor, 4-5, alto valor,6 conjunto único!)

OBS: objetos de arte são relativos. Se você encontrar o comprador certo, ou um colecionador desesperado, pode vender um item de arte por valores bem maiores. Encontrar tal pessoa, pode ser uma aventura por si só.

Gemas (1d12)
Item obtido
1
Gema ornamental bem gasta (valor muito baixo)
2
Gema ornamental lapidada (cerca de 10po)
3
Gema ornamental (cerca de 20po)
4-5
Semipreciosa (cerca de 50 po)
6
Semipreciosa (cerca de 100 po)
7
Gema preciosa (cerca de 200po)
8
Gema preciosa e lapidada com maestria (cerca de 300po)
9
Gema rara (cerca de 500po)
10
Gema rara e lapidada com maestria (cerca de 800po)
11
Gema extremamente rara (cerca de 1000po)
12
Gema única de origem desconhecida (valor imensurável)

OBS: gemas únicas de valor imensurável podem ter origem extra-planar ou alienígena. Pode contar até mesmo como Ovos de Dragão transformados em pedra pelo tempo, como mostrado no primeiro livro de Game of Thrones. Talvez, possam ser trocadas por navios, exércitos, itens mágicos, etc.

Itens mágicos (1d12)
Item obtido
1-2
Pergaminho
3-4
Poção
5
Anel ou Colar
6
Manto ou Botas
7
Armadura ou Escudo
8
Bracelete ou Cinto
9
Arma mágica
10
Estatueta mágica
11
Cetro/Cajado/Varinha
12
Algum item estranho e único

OBS: lembre-se de deixar armas e armaduras mágicas únicas. Evite chamar uma espada mágica de Espada +1, simplesmente. Dê um nome para ela, um histórico de quando foi forjada, ou mesmo um material diferenciado. 

Itens mundanos A (1d12)
Item obtido
1
Escudo ou Armadura qualquer
2
Arma qualquer (15% de estar quebrada)
3
Mochila ou corda
4
Bolsa grande de couro ou 1d4 dias de ração
5
Kit de pederneira ou Kit de escriba (pena, tinta e papiro)
6
Instrumento musical ou Garrafa de alguma bebida
7
Livro (1d6: 1-2 lendas e mitos, 3- histórico, 4 – religioso,
5 – contendo uma receita/fórmula, 6 – teor paródico/erótico
8
Corrente com cadeado ou uma chave
9
Tochas ou 1d6 dias de ração
10
Kit de talheres ou 1d6 Sacos pequenos de couro
11
Roupas (1d6: 1-3 sujas, 4-5 limpas, 6 tecido nobre)
12
Pequeno baú ou barril (vazio ou não)

Itens mundanos B (1d12)
Item obtido
1
Um pequeno animal empalhado
2
Frasco de óleo ou de repelente
3
Tenda para 1 pessoa ou Saco de dormir
4
Gazua ou kit de dados de jogatina
5
Aljava com 1d10 flechas ou virotes
6
Rolo de tecido ou alguma ferramenta (martelo, picareta pequena, pregos, etc.)
7
Barra de sabão ou um Balde
8
Chave ou um Cadeado (15% de estarem quebrados)
9
Documentos importantes ou pergaminho em branco
10
Saco grande de couro ou 1d6 dias de ração
11
Vara de pescar ou rede de pesca
12
Botas ou Capuz

OBS: para evitar ficar repetitivo, sugiro o DM revezar entre as Tabelas A e B.

Espero que tenham curtido, é possível improvisar o Treasure Dice com 1D12 normalmente: de 1-4 itens mundanos, 5-7 moedas, 8-9 objetos de arte, 10-11 gemas e 12 para itens mágicos. Mas quem desejar, está a venda NESSE LINK pela Noble Knight. 

Abraço a todos e bons jogos!


5 comentários:

  1. Olá Ranieri,

    Muito legal as tabelas. Vou me apropriar de algumas delas rs.
    Uma curiosidade: vc não gosta de usar aquelas tabelas de tesouros e itens mágicos do Livro do Mestre da 2ed?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curto aquelas tabelas sim. Mas pra essa campanha, eu queria uma customizada. Grato por ler e comentar. Abraço.

      Excluir
  2. Sobre os treasure dices.. demorou muito para vc receber?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorou cerca de um mês, devido aos feriados de final de ano.

      Excluir