sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O papel da mulher na fantasia



    

I'd Buy That For a Dollar

     Vivemos em tempos conturbados, de memes, mimimis e afins. Direitos para as minorias, e todos querem pertencer a uma minoria, quando a verdade é bastante simples. Todos buscam por identidade em um mundo que se esconde atrás de perfis falsos, nicknames e avatares. Uma vez situados, chegamos às mulheres.
     É inegável que a batalha da mulher é importante. Entretanto, é mais urgente entender pelo o que determinada mulher deseja batalhar e o que ela almeja como objetivo, novamente como indivíduo. Falo isso, pois existem sim, mulheres que desejam se tornar mães e donas de casa. Quando alguns grupos extremos elaboram distopias, e pregam praticamente que as mulheres deveriam vivem em uma sociedade à parte.  
     As ilustrações desse post são bons argumentos disso. Mostram duas facetas da
Conan e Bêlit chutando bundas.
representatividade da mulher: a mulher que aceita o papel hiper-sexualizado (seja porque o deseja, porque não conhece outro tipo de vida, ou mesmo porque nunca teve uma oportunidade diferente) e o da mulher guerreira que luta de igual para igual com o guerreiro (novamente: porque deseja, porque não conhece outro tipo de vida ou mesmo porque não teve escolha).
     O clichê é falar que as mulheres na fantasia só servem como princesas indefesas, delicadas e puras.  A bem da verdade, muitos não percebem que Conan possui um péssimo defeito: subestimar as mulheres. O resultado geralmente é ele perdendo ouro, sendo passado pra trás, surpreendido em batalha ou pior: se apaixonando. Pra quem não sabe, a Era Hiboriana (o mundo de Conan) é uma terra cruel sob a lei da espada e por isso, homens e mulheres devem sobreviver como podem.
Um jovem e ingênuo Conan.
     
 É possível verificar esse tipo de situação tanto nos contos originais quanto nos quadrinhos do personagem. Existe a presença de mulheres escravas, corajosas, mentirosas e honestas, misteriosas e afetadas. A saber, tais características, nem de longe, são exclusivas a elas. A mulher na fantasia deve ser apenas o que ela deseja ou limita-se como indivíduo. No final das contas, você é fruto de três elementos: experiência, oportunidade e escolhas. A boa equação entre eles, podem levá-lo de escravo a rei. Independente do seu sexo. Pensando bem, na vida real também não é assim?

Última dica: vista suas guerreiras com armaduras que protejam de fato, as partes vulneráveis.

Abraço a todos!       

Nenhum comentário:

Postar um comentário