quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Resenha: The Complete Psionics Handbook

Psiônicos em Dungeons & Dragons sempre representam problemas. Alguns simplesmente não gostam da proposta. Outros, se frustram com as regras complicadas e que muitas vezes se contradizem (dependendo de onde consultar). O Livro Vermelho de hoje, trata desses combatentes imbuídos de poder mental. Na minha opinião, o sistema mais simples para tratar poderes da mente.


Pra entender a confusão inicial, temos que entender o seguinte: as regras de psiônicos já existiam no Ad&d. Ela fora reformulada para a 2ª edição com o Complete Psionics Handbook e foi alterada uma terceira vez com a caixa revisada de Dark Sun (aquela que vinha o mapa de pano). A primeira caixa de Dark Sun exigia esse suplemento. Era um verdadeiro “tiro no pé” essas regras não estarem presentes na caixa de um cenário de campanha com tal apelo.

Para definir esse suplemento, cinco pontos de ficar claros para entender o que define um psionico nesse segundo tratamento das regras:

1 – o psionico agora é tratado como uma classe de personagem. Com direito a pré-requisitos. A evolução por pontos de experiência é lenta.

2 – a lista de poderes psionicos foi amplamente expandida. O livro contém 150 poderes!

3 – nova organização: agora, todos os poderes psionicos estão classificados em 6 tipos: clarisciência (sentidos ampliados), psicocinese (mover a matéria pelo espaço), psicometabolismo (alteração do corpo), psicoportaçao (viagem psíquica), telepatia (contato por elo mental) e metapsionismo (uma disciplina avançada). Cada uma dessas áreas possui poderes maiores (chamados de Ciências) e poderes menores (denominados Devoções).

4 – a proposta do suplemento, é tratar os poderes psionicos como proficiências (as perícias do Ad&d). Usar um dos poderes, exige um teste.

5 – PSP (psionic strength points) não são mais distribuídos em ataque, defesa e outros. Todos são acumulados numa única reserva. São como pontos de energia mental. Como os pontos de vida, sobem como o nível.

A página 19 vem como a famigerada Tabela de poderes psionicos aleatórios. Ela é usada geralmente em Dark Sun, para definir um talento psíquico nato do seu personagem jogando 1D100 e consultando a tabela. Independente da sua raça ou classe. A página 27 ainda traz uma sugestão de usar index cards para o jogador gerenciar melhor seus poderes. Nele, o jogador vai escrever as informações uteis para não perder tempo consultando o livro. Da pagina 28 até a página 105, seguem as listas de poderes, ciências e devoções. Umas mais desequilibradas que outras, mas se o Mestre encontrar alguma que possa de fato, estragar sua aventura, basta proibir.
Leitura de objetos é um poder que funciona como ótima ferramenta de trama.

Leitura de aura pode revelar traidores ou fazer leituras ambíguas na mão de um bom Dungeon Master.

O capitulo 9, debate sobre diferentes abordagens do Psionismo no seu mundo de jogo. A maneira como eles são tratados faz toda a diferença: são tratados como magos? Como cientistas? Como aberrações que devem ser mantidas em guetos? Temidos e caçados? Lembro que joguei uma campanha de Ad&d onde havia um personagem usando essas regras para jogar com um membro de uma Ordem Preservadora da Paz, que filosofava sobre uma campo de energia que permeava todos os seres vivos, que usavam poderes da mente e portavam uma certa “espada de energia”, armas considerada sagrada por eles. Te faz lembrar alguma coisa?

As últimas páginas do livro se dedicam a explicar como o psionismo pode ser trabalhado no Mundos Oficiais de D&D e ainda traz alguns monstros conhecidos por suas capacidades mentais de ataque e defesa.

Por fim, o livro escrito por Steve Winter (um dos organizadores e desenvolvedores da edição revisada do Ad&d 2ª edição) é um livro que gosto bastante. Seja para uma campanha apenas de Psionicos, para desenvolver um personagem realmente único, ou para criar novos monstros para desafias seus jogadores. E vale lembrar que as regras para poderes psíquicos foram reformuladas e apresentadas em dois outros materiais (ambos apresentam o mesmo tratamento): Player´s Option - Spells & Magic e na caixa revisada e expandida de Dark Sun. Tais regras são aceitas pela fanbase (tanto lá fora quanto aqui), como bem mais coesas e funcionais do que as apresentadas nesse livro vermelho.


Abraço a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário