quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Resenha: The Complete Thief’s Handbook


     A resenha desse mês é sobre o segundo dos “Completes”, dos “Livros Vermelhos”, como também ficaram conhecidos. Lançado em 1991, o livro abre com dicas de como o seu ladino pode operar: dentro de uma cidade? Em áreas rurais? Oferece dicas até para ladinos que atuam em áreas remotas dominadas por raças não-humanas. Além disso, traz ferramentas para criar um ladino paupérrimo que cresceu nas ruas, ou oriundo de uma classe mercante e até ladinos de origem nobre. O que os motiva, já que nasceram em berço de ouro? A emoção da aventura? A pretensa galanteria do estilo de vida? Para fechar esse primeiro capítulo, o livro ainda discute o famoso Código de Honra entre os Ladrões. Um código que divide um “ladrão profissional” de um amador. 

Ei! Quer um item mágico? Vem cá!
A parte seguinte amplia o leque de proficiências. Destaque para as novas “Se manter alerta”, Obter Informações (que entrou oficialmente anos depois, na 3ª edição) e “Leitura de Sorte”(que no caso de um sucesso crítico, a leitura realizada, de fato, acontece!). Outra proficiência que gosto muito é Mimetizar Sons, ao qual o ladino pode imitar a voz de outra pessoa, de um animal, etc.

A seguir, os kits personalizados: Acrobata, Aventureiro, Assassino, Mendigo, Caçador de Recompensas, Bucaneiro, Batedor de Carteiras, Investigador, Contrabandista, Salteador, Espião, Capanga, entre outros. Tudo para enriquecer seu personagem ainda mais. O capítulo termina com uma lista de gírias de ladinos. Termos úteis para enriquecer ainda mais a aventura. Recompensar com XP, o uso preciso dessas gírias é uma boa pedida!

Guildas são ótimas ferramentas de trama! 

O capítulo 4 é a “cereja do bolo”: um guia completo para a criação e gerenciamento de Guildas. Como é o governo dela? Através de um conselho de ladinos? Um Grão-Mestre? Uma democracia entre seus membros? Quais as vantagens de se afiliar ã Guilda? O livro aponta várias: segurança, treinamento das perícias, acesso à equipamentos caros, informantes, entre outros. Você sabia que a Guilda possui tendência como qualquer outro personagem? Isso ajuda o Mestre a definir as linhas de ação dadas às ações dos jogadores. Como é a relação da Guilda com a Lei local? Mantém uma folha de pagamento para ser ignorada? Elas se confrontam constantemente? Existem distritos onde ela pode atuar, e outros proibidos? Uma boa ideia é desenhar um mapa da cidade e delinear as áreas de atuação dos ladinos. O capítulo encerra com tabelas para criar um guilda aleatoriamente. E até com uma tabela (página 82) com eventos aleatórios que afetam diretamente a guilda. Basta jogar 1d20 e conferir o resultado.

Capítulo 5 fala de Ferramentas, tipos de itens (não-mágicos) que ajudam o ladrão a utilizar suas Perícias de Ladinos. Na verdade, a maior parte das Perícias de Ladino demanda determinada ferramenta. Nenhum ladinho poderia abrir fechaduras sem uma gazua. Vai tentar pungar uma bolsa de moedas? Você tem uma mini-lâmina para cortar o nó do cinto do alvo? Esse capítulo fala de todos esses itens que o ladino precisa ter, ou que se tivesse, facilitaria muito seu trabalho. Essa parte termina com uma lista de itens mágicos direcionados à classe.

Robin Hood é sempre usado para
exemplificar um ladino "do bem".
Nas últimas páginas o suplemento entrega idéias de campanhas muito interessantes: que tal uma campanha centrada em espiões de um determinado reino? E se todos os ladinos trabalhassem para magos, que visam obter itens mágicos cada vez mais poderosos e raros componentes para seus feitiços? E se os ladinos operam para um contratante sem nome, que ninguém nunca viu o rosto?

Por fim, o Livro do Ladrão (se a devir tivesse traduzido) é incrivelmente inspirador. Planeja uma campanha em Lankhmar? Esse livro é essencial. O ladino por ser uma classe extremamente versátil, está muito bem representado nesse suplemento. Recomendo fortemente.


Abraço a todos e bons jogos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário