quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Resenha: Campaign Option: Council of Wyrms




“Sinta os músculos poderosos ondularem sob sua carne blindada. Ouça o vento correr enquanto suas poderosas asas escamadas o impelem adiante. Saboreie o medo da presa lá embaixo, tomada por suor e pavor. Com olhos reptilianos, que nada deixam passar, você esquadrinha o horizonte. Com a língua, sente seus dentes em formato de adaga, enquanto você sente se formar no seu interior, sua temida e lendária baforada. Você é um dragão e todos fogem a simples menção da sua chegada.”



Originalmente publicado em 1994 em formato de Boxed Set e 1999 como um livro capa dura (que ilustra esse post), o conjunto fornece regras e material completo para os jogadores montarem personagens dragões! Esqueça raça e classe, agora você escolherá o tipo do dragão que desejar jogar (cromáticos, metálicos e os de gema estão liberados). O livro ainda traz algumas perícias novas e kits especialmente montados para as criaturas mais icônicas da fantasia.

Mas em que cenário se passa o Conselho? A campanha parte do pressuposto que você usará o cenário que o livro traz: As Ilhas de Sangue de Io, um enorme arquipélago oculto pelos oceanos do seu mundo de campanha favorito. Logo, é tentador usar esse material com Forgotten Realms (os personagens podem estar tentando controlar Toril a distância, através do famigerado Culto do Dragão, por exemplo), Birthright (Dragões Regentes!) e claro Dragonlance (com os personagens tentando destruir as últimas dragonlances, por motivos óbvios!). Mas é extremamente viável jogar a campanha inteira sem sair da região descrita no material.

As Ilhas do Sangue de Io é bastante interessante de fato. O arquipélago é composto por uma miríade de biomas.  Os dragões são descritos como tendo um governo democrático com um Mediador. Cada clã com um dragão do nível do ancião recebe o direito a voto em várias questões perante o Conselho. Assim, os dragões cooperam e tomam decisões sobre questões que afetam o bem-estar de todos no arquipélago. Os seres humanos não são nativos das ilhas, e os raros humanos que vêm para as ilhas são, em sua maioria, matadores de dragões em busca de ouro e glória ou estudiosos misteriosos. Segundo o mito de origem descrito no cenário, as ilhas foram criadas pelo deus dragão Io. Vendo seus filhos envolvidos em incontáveis guerras, Io gritou: "Se vão guerrear e derramar sangue dracônico, que então seja o meu!" Ele então abriu sua barriga com as próprias garras e derramou seu sangue nos oceanos. O sangue divino solidificou e se tornou uma cadeia de ilhas. Estas ilhas foram dadas aos dragões, esperando que eles pudessem viver em paz. Mesmo que numa frágil trégua...


 Além da opção de jogar com um dragão. O livro ainda traz regras para a criação de meio-dragões e kindreds. Esses últimos são elfos, anões e gnomos que servem a vida toda a seus mestres. Para os amantes de campanhas de tropa (ou seja, onde cada jogador inicia com mais de um personagem), é uma ótima opção montar um personagem dragão e seu kindred. Esse último será extremamente útil para espionar cidades, trazer e levar informações ou mesmo explorar masmorras e outros locais onde o dragão não teria acesso.  

Council of Wyrms é um material incrível pela riqueza de detalhamento na política draconiana. É possivel jogar com um tom extremamente político e alternar com um dungeon crawl quando os kindreds de cada jogador se juntarem para explorar uma galeria ou recuperar um artefato lendário, por exemplo. Infelizmente mestrei apenas uma vez e lembro que revezava uma sessão com os personagens dragões e a seguinte, com os respectivos servos. Funcionou muito bem! Esses servos no final de sua jornada, relatavam todas as descobertas e rumores. Os dragões separavam essas informações para apresentar no Conselho mensal. Falando em Conselho, o livro descreve todas as regras, até mesmo a planta-baixa do ponto de encontro que funciona como uma área neutra. Todas as regras de etiqueta e condução de uma reunião com os governantes das ilhas. Regras para julgamento e duelos de honra, supervisionados por outros dragões, também estão inclusos. Uma mistura de Conselho de Elrond com o Elisium de Vampiro: a Máscara!

Os personagens chegando para o Conselho.
A parte 3 do material traz uma trilogia de aventuras para o cenário. Quase 50 páginas para iniciar sua campanha se estiver sem ideias de tramas. Mas só de ler o livro, várias sementes brotam para fomentar toda a conspiração e sede de poder que compõe o Conselho. O livro termina com uma imensa tabela de magias recebidas aleatoriamente pelos dragões. Como a magia deles é natural e vem do sangue, elas surgem não pelo estudo (como nas outras raças), mas vão surgindo com o avanço da idade. Se essa regras não lhe agrada, basta escolher o kit de Dragão-Mago, Dragão-Clérigo ou Dragão Psiônico que você obterá magias de acordo com as classes vinculadas. As últimas páginas trazem tabelas de encontros por clima/região e planilhas de personagem específicas para personagens dragões, meio-dragões e até para os kits citados acima. As páginas coloridas, ilustram todas as espécies de dragões encontradas na região, mostrando muito bem as escalas e porte de cada tipo. Ainda traz um mapa completo das Ilhas de Sangue.


O Conselho precisa de ouro? Ora, vamos visitar os anões!
Para concluir, o material escrito por Bill Slavicsek (escritor do Star Wars D20), é incrível e inspirador até hoje. Gosto muito do tom do livro e de suas ilustrações. Por fim, quem nunca desejou jogar com um dragão, certo?

ADENDO: tempos atrás, participei de um episódio do Café com Dungeon falando sobre esse incrível material. CLIQUE AQUI e escute o podcast!

Abraço a todos!   

5 comentários:

  1. Esse flood de materias excelentes é do outro blog, né? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou trazendo pra cá e por fim, deletarei o outro. Já está difícil manter um blog, imagine dois! Em breve, material novo aqui. Abraço!

      Excluir
    2. Bem que eu imaginei que já tinha lido alguns posts recentes daqui em algum outro lugar rs

      Excluir
  2. Bom dia! Muito legal o seu blog! Eu também estou fazendo um blog "nostálgico", focado em Ravenloft, e pretendo que seja parecido com o seu, com resenhas, comentários, resumos, sugestões de aventuras, fichas de personagens, etc. Te adicionei no meu blogroll!
    A quem interessar:
    https://bardodanevoa.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Que legal inspirar sua iniciativa. Pode deixar que irei conferir o material. Abraço!

    ResponderExcluir